03/06/2015 10h34 - Atualizado em 18/08/2015 14h16

Secretário explica macrodrenagem de Cobilândia a lideranças

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, recebeu, na terça-feira (02), lideranças comunitárias da Grande Cobilândia para discutir as intervenções previstas para região com a execução do projeto de macrodrenagem metropolitana. No dia 23 de maio, durante as comemorações de aniversário de Vila Velha, o governador do Estado, Paulo Hartung, assinou a ordem de serviço para a remoção e reconstrução da ponte sobre o Rio Marinho, em Nova América, Vila Velha.

Segundo João Coser, a remoção da ponte é a primeira das muitas ações que vão acontecer na região da Grande Cobilândia. O secretário explicou que as intervenções fazem parte da primeira etapa das obras de manejo de águas pluviais das principais bacias em Vila Velha, Cariacica e Viana. “Esse é, sem dúvida, o maior investimento em drenagem já realizado na região. São aproximadamente R$ 350 milhões, fruto de uma parceria do Governo Estadual junto ao Governo Federal e à Caixa Econômica”, afirmou.

Participaram da reunião os representantes dos Movimentos Comunitários de Cobilândia, Bira Regis e Cesar Capixaba; do Rio Marinho, Francisco de Moraes; da Associação de Moradores de Bandeirantes, em Cariacica, Luiz Ceará, do Instituto Guardiões do Rio Mar, Theolindo Faé, e do Instituto de Ação Comunitária Integrada (IACI), Altair Marinheiro. O subsecretário municipal de Governo de Vila Velha, Alberto Pêgo, e o subsecretário de Saneamento e Habitação da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb-ES), João Luiz Paste, também participaram do encontro.

Segundo o presidente do Movimento Comunitário do Rio Marinho, Francisco de Moraes, a expectativa para a execução das obras é a melhor possível. “Acreditamos, tanto na administração do Governo do Estado quanto na do município de vila Velha, para realizar essas intervenções”, explicou.

Visita técnica
Durante a reunião, o secretário e as lideranças acordaram em realizar uma visita técnica às comportas do bairro Cobilândia, em Vila Velha, que passarão por manutenções conforme prevê o projeto de macrodrenagem. A visita acontecerá na próxima terça-feira (09), às 8h.

Já na quarta-feira (10), será realizada, também em Cobilândia, às 19h, uma audiência pública para apresentar o projeto em sua totalidade à população.

Macrodrenagem
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), está trabalhando para iniciar novas obras de macrodrenagem urbana nas bacias hidrográficas do Rio Aribiri, Córrego de Campo Grande e o Córrego de Jardim de Aláh, que teve a primeira etapa iniciada em 2014.

Outras ordens de serviço, também assinadas no dia 23 de maio, autorizam o início das remoções e reconstruções de pontes nos bairros Guaranhuns, Coqueiral de Itaparica. As intervenções têm como objetivo reduzir as inundações, melhorar a circulação pública além da segurança das pessoas, redução das doenças transmitidas pelas águas dos alagamentos, diminuição de danos ao patrimônio público e privado, além da utilização de áreas saneadas para o lazer da população.

Com a conclusão das obras, estima-se uma redução em 50% na extensão das áreas que sofrem alagamentos. As obras já realizadas pelo município de Vila Velha, como a estação de bombeamento em Guaranhuns são complementares ao projeto do Governo do Estado.

Loureta Samora
loureta.samora@sedurb.es.gov.br/comunicasedurb@gmail.com