16/06/2015 14h15 - Atualizado em 18/08/2015 14h16

Secretário participa de abertura de Congresso sobre sustentabilidade

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação de Desenvolvimento Urbano (Sedurb-ES), João Coser, participou, na manhã desta terça-feira (16), da abertura do II Congresso para Cidades Sustentáveis e II Encontro de ONGs para Sustentabilidade. O encontro é realizado pela Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e Defesa Ambiental (Andesa).

Entre os temas em destaque no congresso está a promoção do diálogo junto aos diversos setores da sociedade para desenvolver práticas sustentáveis e a melhoria das ações a serem pensadas e executadas em vários níveis temáticos visando o aumento da qualidade de vida.

O encontro, que segue até esta quarta-feira (17), acontece no Vitória Grand Hall e conta com a presença da presidente da Andesa, Vanessa Gonçalves, do presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente no Espírito Santo (Anamma-ES), Aladim Cerqueira, do secretário de Desenvolvimento Sustentável de Viana, Henrique Casamata, além de profissionais e estudantes ligados ao tema.

A presidente da Andesa, Vanessa Gonçalves, disse que a proposta do congresso é a discussão da sustentabilidade. “Cidades sustentáveis são aquelas que adotam uma série de práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da sua população. Estamos aqui porque queremos uma cidade feita com a participação de todos e para todos”, afirmou.

O secretário João Coser elogiou a iniciativa da Andesa em promover o debate e ressaltou os grandes desafios postos, mas afirmou que as perspectivas são positivas. Coser deu exemplos concretos de ações públicas, privadas e de organizações não governamentais que têm contribuído para a discussão e planejamento de cidades sustentáveis.

João Coser destacou a ação do Governo do Estado com foco na sustentabilidade e deu como exemplo o Comitê Hídrico, instalado no início deste ano, e as obras de macrodrenagem em Vila Velha e Cariacica, que visam aumentar a vazão das águas pluviais. “Hoje estamos pagando um preço alto pela forma como realizamos o processo de urbanização de nossas cidades no passado. Foram muitos impactos ao meio ambiente e agora estamos trabalhando para recuperar o que for possível”, explicou.

Loureta Samora
loureta.samora@sedurb.es.gov.br