05/11/2012 14h27 - Atualizado em 18/08/2015 14h05

Secretário visita obras da Sedurb em Terra Vermelha

O secretário Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, visitou na última quinta-feira (25), as obras de pavimentação e drenagem de vias no bairro Terra Vermelha, em Vila Velha. As intervenções que atendem a região da Grande Terra Vermelha, área que é abrangida pelo programa Estado Presente, estão sendo realizadas nos bairros de Ulisses Guimarães, Normília da Cunha e Terra Vermelha. As intervenções somam um investimento total de R$ 15.019.616,15, sendo R$ R$ 12.000.000,00 de recursos do Governo do Estado. A diferença é contrapartida municipal.

As vistorias feitas fazem parte do cronograma de acompanhamento dos projetos executados nos municípios com apoio financeiro da Sedurb e autarquias vinculadas. No local, Secretário e técnicos da Sedurb, percorreram as vias beneficiadas avaliando os serviços prestados e esclarecendo dúvidas de moradores sobre os projetos da pasta na região. Ao todo serão beneficiadas cerce de 30 mil pessoas.

Estão contempladas pelo projeto, no bairro de Terra Vermelha, 26 vias: Rua Andorinhas, Rua Anderson L. de Oliveira, Alameda Sete, Alameda Nove, Alameda Dez, Alameda Doze, Rua Alameda Quinze, Rua Araras, Rua Adão Merllo, Rua Canarinho, Rua Dr. José de Moraes, Rua das Camélias, Rua Getúlio Vargas, Rua Irineu José de Souza, Rua Lusimeire Lima, Rua Luciana Francis, Rua Padre Gabriel, Rua Francisco de Assis, Avenida Santos Dumont, Rua Sargento Florêncio, Rua São Mateus, Rua Colatina, Rua Serra, Rua Linhares, Rua Itarana e Rua Santa Maria. O investimento total é de R$ 4.059.998,64, sendo R$ 3.237.285,33 investimentos exclusivos do Governo do Estado. A diferença é contra partida municipal e o prazo para execução das obras 30 de novembro de 2012.

No bairro Ulisses Guimarães as intervenções alcançam 38 vias: pavimentação e drenagem na Avenida Dom Pedro I, Avenida Oiti, Avenida Presidente João Goulart (Ramo 1 e Ramo 2), Rua Adelaide Cinell, Rua Adolfo Oliveira, Rua Alexandre Queiroz da Silva, Rua Cândida de Freitas, Rua Clara Nunes, Rua da Paz, Rua da Saúde, Rua do Contorno, Rua Dr. Orlando Carvalho, Rua Elis Regina, Rua Januário Ribeiro, Rua Juscelino Kubitschek, Rua Luiz Gonzaga, Rua Marcelino Virguini, rua Marcílio Dias, Rua Marechal Deodoro da Fonseca (trecho 1 e 2), Rua Maximiliano Ferrari, Rua Nestor Gomes, Rua Normília Azeredo, Rua Nova América, Rua Paraguai, Rua Piauí, Rua Presidente Castelo Branco, Rua Presidente Getúlio Vargas, Rua Projetada 1, Rua Projetada 2, Rua Projetada 3, Rua Projetada 4, Rua Rui Barbosa, Rua Santos Dumont, Rua Tancredo Neves, Rua Ulisses Guimarães, Rua Vicente Celestino e Travessa Normília Azeredo. Os investimentos somam R$ 7.741.097,99, sendo R$ 6.195.427,03 aplicados pelo Governo do Estado. A diferença é contrapartida municipal e o prazo para conclusão das obras 30 de março de 2013.
Já no bairro Normília da Cunha o investimento total chega a R$ 3.218.519,52, sendo R$ 2.567.287,64 investimentos do Governo do Estado e a diferença contrapartida municipal. Ao todo 23 ruas serão beneficiadas neste projeto de pavimentação e drenagem: Rua Bahia, Rua Ceará (trecho 1 e 2), Rua Cedro ( trecho 1 e 2), Rua Elias do Espírito Santo (trecho 1, 2 e 3), Rua Eucalipto, Rua Ficus, Rua Governador, Rua Ipê, Rua Jatobá, Rua Minas Gerais, Rua Mogno, Rua Oiti, Rua Pará, Rua Pará 2, Rua Pau Brasil, Rua Pau Pereira, Rua Peroba, Rua Projetada, Rua Projetada 2, Rua Rio de Janeiro, Rua Sapucaia, Rua São Paulo e Rua Vitória Régia.
Os bairros que recebem as intervenções ainda possuem infra-estrutura precária ou precisam de melhorias em suas ruas e drenagens. Em períodos chuvosos do ano os alagamentos são constantes, e em alguns locais, impedindo o tráfego de veículos e pessoas, além de causar grandes prejuízos materiais e afetar a saúde da população por incidência de doenças de veiculação hídrica.

Ruas bem pavimentadas, com seus respectivos sistemas de drenagens, são muito mais do que uma simples melhoria urbana para os veículos e população, a questão é ampla e a Sedurb está entregando muito mais do que obras, é mobilidade urbana, saúde e segurança oportunizando o crescimento de forma ordenada levando dignidade, auto estima e qualidade de vida para a população da região.

O Sr. Antônio Mageski, 60 anos, um dos moradores mais antigos de Terra Vermelha, demonstrou sua alegria com as obras na rua de sua filha. “Está mil vezes melhor. Era difícil sair daqui para fazer as coisas no centro de Vila Velha, agora com o calçamento, vou consultar, fazer compras e ir ao banco com muito mais facilidade no acesso. Ficávamos ilhados por aqui”, disse.

Antônio Majeski.

Já Dona Maria Camela Mazza Dias, vive no bairro a mais de 30 anos, ela enaltece o Governo Casagrande e cita a importância da visita de um Secretário aos locais que recebem as intervenções. “Esse governo lembrou da gente, só de não pisar mais no barro fico muito emocionada e é a primeira vez que vejo um secretário de Estado visitando a nossa região, eu e muitos aqui nunca tivemos esse contato, é gratificante”, conta.

A Diretora da UMEI, Professora Normília, Dona Silvia Conceição, cita que as parcerias entre Governo Estadual, Governo Federal e municípios são essenciais para o desenvolvimento local. “O Governo Casagrande é maravilhoso e trabalha em parceria com o Governo Federal e município, nós vemos isto aqui, é uma realidade. Ficamos abandonados mais de 8 anos em outras épocas e agora podemos realmente ver a diferença entre os Governos e Governantes”, finaliza.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini