28/05/2010 12h21 - Atualizado em 18/08/2015 11h03

Sedurb assina convênio com Prefeitura de São José do Calçado para reforma e ampliação da Estação Rodoviária

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) assina um convênio, neste sábado (29), com a Prefeitura de São José do Calçado para reforma e ampliação da Estação Rodoviária municipal. A solenidade de assinatura ocorrerá às 16 horas, no Parque de Exposição Divinéia, no centro do município, durante os festejos em comemoração aos 120 anos de Emancipação Político-Administrativa da cidade. O evento contará com a presença do vice-governador, Ricardo Ferraço.

Segundo a arquiteta da Sedurb, Aline Araújo Leal Rabello, uma população flutuante de aproximadamente cinco mil usuários, da cidade e de municípios vizinhos, será diretamente beneficiada. Além disso, toda a população de São José do Calçado, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 10.965 moradores, poderá usufruir dos benefícios provenientes do investimento estadual.

Serão reformadas as áreas dos banheiros, lanchonetes e guichês para venda de passagens, além da execução de ampliação da área coberta do local. Após o término da obra, a área da Estação Rodoviária passará de 230 para 376 metros quadrados. O Governo irá repassar recursos na ordem de R$ 147,5 mil e a expectativa é que, a partir do seu início, a obra seja concluída em quatro meses.

Outros convênios

Além do convênio para reforma e ampliação da Estação Rodoviária, São José do Calçado já recebeu recursos do Tesouro Estadual na ordem de R$ 2,6 milhões, por meio da Sedurb, do Idurb-ES e da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

O Programa Nossa Casa, do Governo do Estado, está construindo 50 moradias no Distrito de Jacá, a 12 quilômetros da sede. As obras foram iniciadas no último mês de abril e fazem parte da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por intermédio do Programa de Atendimento Habitacional, Pró-Moradia. A previsão de entrega das unidades habitacionais é final de dezembro de 2010 e o investimento de R$ 1.179.835,73, inclui as obras de infraestrutura básica.

Já em obras de pavimentação, concluídas ou em execução, o investimento de R$ 1,2 milhão proporcionou melhorias em ruas dos bairros Divinéia, José Pereira Tatagiba, Bairro João Marcelino de Freitas, Zizenando Sá Viana e Pólo Industrial Dr. Jorge Ourique; Praça Carlos Barroso, Centro; além dos distritos de Airituba, Alto Calçado e São Benedito; e outras ruas da sede do município. A execução da reforma de pavimentação em diversas ruas da sede e dos Distritos de Airituba (Palmital) e São Benedito está em vias de ser concluída.

A Cesan investiu R$ 360,8 mil em São José do Calçado para melhorar o abastecimento de água no município. Foi construído um reservatório de água enterrado com capacidade de 540.000 litros.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES