19/04/2010 06h48 - Atualizado em 18/08/2015 11h03

Sedurb assina Protocolo de Intenções para contratação de consultoria técnica para barragem de Pinheiros

Concluída no final do ano de 2008, a barragem construída no município de Pinheiros com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, ainda não está em operação. Diante da necessidade de liberação para o início das suas atividades, será assinado um Protocolo de Intenções para formalização de convênio entre a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e o município, neste sábado (17), às 16 horas.

A assinatura ocorrerá na Rua Dedinho, sem número, Bairro Galiléia, durante solenidade em que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) assina a ordem de serviço para construção de uma Unidade de Saúde da Família na cidade. O evento contará com a participação do vice-governador, Ricardo Ferraço.

A Sedurb irá repassar ao município R$ 266,7 mil, o que viabilizará contratação de serviços de consultoria que visa a avaliação do impacto causado pela inundação no local e a análise da desapropriação de 31 proprietários rurais, moradores da área de 320 hectares, que será atingida após o fechamento das comportas da barragem do Rio Itauninhas.

Aproximadamente 460 produtores rurais do entorno da barragem serão beneficiados diretamente, pois terão garantida a atividade de irrigação de suas lavouras. No entanto, toda a população de Pinheiros será favorecida com o armazenamento de água, que poderá contribuir com o abastecimento em períodos de estiagem. Atividades de agroturismo também poderão ser estimuladas, ampliando a economia local. Quando as comportas forem fechadas será formado um lago de 14 milhões de metros cúbicos.

Novos investimentos

Serão investidos ainda no município de Pinheiros, em obras de melhorias urbanas, R$ 1,5 milhões, dos quais R$ 800 mil são recursos do Tesouro Estadual. Para contratação e início das obras, a Prefeitura Municipal está concluindo a licitação que prevê a pavimentação e drenagem, superficial e com manilhas, de 17 ruas da cidade. As intervenções deverão gerar cerca de 30 empregos diretos e vão melhorar as condições de tráfego e reduzir os possíveis alagamentos, devido à implantação de rede de drenagem, além de valorizar os imóveis locais e diminuir a poeira e lama, facilitando a limpeza das ruas. Cerca de cinco mil pessoas serão beneficiadas. A expectativa é que as intervenções tenham início no próximo mês de maio e finalizem em nove meses.

Detalhamento
- Pavimentação e drenagem superficial:
Bairro Centro - Ruas C, Wilson Tótola, João Emanuel Gágno
Bairro Vila Nova - Ruas Amaranto, Águia branca, Projetada, trecho da Rua Padre Anchieta, Palmerinha, Gil Veloso, Dr. Lobato
Bairro Canaã – Ruas General Rondon e João Evangelista

- Pavimentação e drenagem com manilhas:
Bairro Centro – Rua Projetada
Bairro Vila Nova – Ruas Sagrada Família, Horto das Perobas, Amélio Fávaro, Erildo Santos Alves

Obras concluídas

Já foram concluídas obras de pavimentação de 19 ruas referentes a dois convênios firmados entre a Sedurb e o município de Pinheiros. Foram atendidos os moradores dos bairros Vila Verde, Niterói, Santo Antônio, Jardim Planalto, Nova Galiléia e do Povoado de Vila Fernandes. Os recursos repassados pelo Governo do Estado para essas intervenções somam mais de R$ 1,6 milhão, de um total de R$ 2,2 milhões.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva