20/01/2009 12h05 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Sedurb, Cesan e Cohab-ES realizam reunião com secretários da prefeitura de Vila Velha

O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, apresentou, junto com sua equipe, todas as ações da Sedurb para secretários da Prefeitura Municipal de Vila Velha. A reunião aconteceu no Palácio da Fonte Grande, no fim da tarde desta segunda-feira (19), e contou também com a presença do secretário de Estado Extraordinário de Gerenciamento de Projetos, Enio Bergoli da Costa.

O principal objetivo da reunião, aberta pelo secretário Enio Bergoli, foi apresentar aos secretários municipais as atribuições nas áreas de saneamento, habitação e melhorias urbanas, desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Sedurb, com o foco nas ações e investimentos realizados em Vila Velha.

O Programa Águas Limpas, integrante da carteira de prioridades do Governo Estadual, e todos os respectivos investimentos em água e esgoto, realizados e previstos em Vila Velha, foram mostrados pelo diretor de Operação do Interior da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Companhia vinculada à Sedurb, Carlos Fernando Martinelli.

Em seguida, os secretários municipais conheceram outro projeto, o ‘Espírito Santo sem Lixão’; os investimentos de quase R$ 58 milhões em diversas obras de melhorias urbanas realizadas desde a criação da Sedurb, em 2007; e ainda as ações para reduzir o déficit habitacional do Espírito Santo, realizadas a partir do Programa Nossa Casa, por meio da Companhia de Habitação e Urbanização do Espírito Santo (Cohab-ES). Tais ações foram apresentadas pelo subsecretário de Programas Urbanos e gerente do projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’, Carlos Roberto de Lima; pelo coordenador de Convênios da Sedurb, Aloísio Ramaldes; e pelo diretor-presidente da Cohab-ES, Cláudio de Almeida Thiago, respectivamente.

O secretário de Saneamento, Paulo Ruy Carnelli, concluiu a reunião mostrando a importância da criação da Sedurb pelo Governo do Estado. “Essa secretaria ampliou, ainda mais, a relação e as parcerias entre o Governo do Estado e os municípios capixabas”, destacou.

O secretário também apresentou aos representantes da administração de Vila Velha, as duas leis sancionadas pelo Governador Paulo Hartung no último dia 30 de dezembro.

“Temos atribuições dentro da Secretaria muito amplas e relevantes para a sociedade. Dentro das ações planejadas do Governo e de suas estratégias para o desenvolvimento do Estado, trabalhamos na secretaria com quatro eixos importantíssimos. Com a redução do déficit habitacional, estamos contribuindo para a diminuição da pobreza. Com o investimento no setor de saneamento básico, atuamos também em prol da saúde e do meio ambiente. Além disso, chamo a atenção para a Rede de Cidades e Serviços, com atribuições que alcançam as três responsabilidades da Sedurb: saneamento, habitação e desenvolvimento urbano”, ressaltou Carnelli.

Paulo Ruy também apresentou aos representantes da administração de Vila Velha, as duas leis sancionadas pelo Governador Paulo Hartung no último dia 30 de dezembro. “Um marco para o saneamento e uma prova da prioridade que este Governo está dando para o setor foi a sanção da Lei 9.096, que estabelece as diretrizes e a política estadual de saneamento básico no Espírito Santo. Além disso, também foi criada a Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutra Viária do Espírito Santo (ARSI), por meio da Lei Complementar 477, que com a regulação e fiscalização dos setores irá, dentre outras coisas, estabelecer padrões e normas para a prestação dos serviços e, consequentemente, contribuir para a qualidade destes serviços e a satisfação dos seus usuários”.

Cerca de 30 pessoas participaram da reunião, que também contou com a presença do subsecretário de Saneamento e Habitação da Sedurb, Eduardo Loureiro Calhau; os gerentes de Melhoramentos Urbanos e de Programas Especiais da Sedurb, Jorge Manoel Ramos e José Carlos Coelho, repectivamente; a diretora de Administração e Finanças da Cohab-ES, Helena Zorzal; e representando a Cesan, o seu presidente, Ricardo Goldshimidt, além dos diretores da Companhia, Celso Luis Caus, Carlos Eduardo Fernandes Saleme e Luiz Ferraz Moulin.

Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860.6135