27/08/2007 16h10 - Atualizado em 18/08/2015 10h46

Sedurb define esta semana entrega de obras em Guarapari

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Rodrigo Chamoun, se reuniu, na tarde desta segunda-feira (27), com membros do Ministério Público Estadual (MPE) e Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes) para tratar da entrega das obras realizadas e, Guarapari, que deve ocorrer no início do próximo mês.

O Governo do Estado pretende entregar as obras de urbanização da Praça Irineu José Vicente e dos quiosques da Praia dos Namorados, chamados de Caranguelua, na próxima semana. A reunião deveria debater a entrega dos quiosques à municipalidade, para ser repassada aos quiosqueiros selecionados para administrar os empreendimentos. Como os representantes da Prefeitura, embora convidados, não compareceram ao encontro, uma nova reunião será marcada, ainda esta semana, na sede do MPE de Guarapari.

O secretário informou que a obra está em fase final, faltando apenas alguns itens de acabamento, e os tapumes colocados para proteção da construção já foram retirados, permitindo que moradores e turistas visitem o local. “Quero que a população visite o Caranguelua. O local promete ser um dos empreendimentos mais bonitos do Brasil”, ressaltou.

Revitalização

A Praia dos Namorados contava com dois quiosques e um barracão completamente sem estrutura, que espalhavam cadeiras e mesas por toda a praia, ocupando grande parte da areia e diminuindo o espaço para as pessoas que não utilizavam os serviços dos bares. O barracão, construído fora dos padrões dos outros dois quiosques, só funcionava em alta temporada e, por ficar grande parte do tempo abandonado, vinha servindo de abrigo para mendigos, além de local para prostituição e uso de drogas.

Os quiosques não eram padronizados e as mesas ocupavam grande parte da faixa de areia.

O complexo Caranguelua conta com dois quiosques bem estruturados, dois banheiros públicos, que podem ser utilizados por qualquer visitante, independente de estarem usufruindo dos serviços dos bares, rampas e escadas de acesso à praia, um mirante, além de serviços de alta qualidade. Os quiosqueiros e funcionários que atuarão nas novas edificações receberam treinamentos, ministrados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), com cursos de capacitação nas áreas de elaboração de cardápio, qualidade no atendimento ao turista, Programa de Alimento Seguro (PAS), cooperativismo e planejamento financeiro.

A nova praça foi completamente repaginada.

A Praça Irineu José Vicente recebeu mesas e cadeiras fixas, bancos, banca de revista, playground e uma pista de dança para a realização da tradicional seresta. Ainda teve o paisagismo totalmente repaginado e nova iluminação.

Informações adicionais:
Karlla Hoffmann