14/04/2009 06h53 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Sedurb e Cesan apresentam proposta de implantação de SES em Nova Venécia

Implantar o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em Nova Venécia. Esta foi a proposta apresentada pelo secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, e o presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Ricardo Goldschimidt, ao prefeito local, Wilson Japonês, e vereadores, nesta segunda-feira (13), na Câmara de Vereadores.

Carnelli falou dos benefícios para o município, a partir da implantação do SES. “O Governo, por meio do ‘Programa Águas Limpas’, já tem garantidos cerca de R$ 13 milhões, para construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e para implantação de 50% do serviço de esgotamento sanitário de Nova Venécia. Com mais aproximadamente R$ 10 milhões, podemos universalizar esse serviço até o ano de 2016. O custo-benefício de uma obra como essa é muito grande”, destacou.

Além dos dados de saneamento em Nova Venécia, onde a Cesan possui a concessão do serviço de abastecimento de água, o secretário apresentou informações sobre o setor em todo o País; as implicações que o esgoto sem tratamento adequado pode gerar ao meio ambiente e à saúde; e também o mapa do saneamento no Estado, com os índices de cobertura das concessões dos serviços de água e esgotamento sanitário nos 52 municípios onde a Companhia atua.

“Enviaremos o projeto para aprovação pelos vereadores nesta semana. Essa é uma ação muito importante para Nova Venécia. Os benefícios são muitos. Além de cuidarmos dos nossos mananciais, estaremos também cuidando da saúde da população, dando o tratamento correto ao esgoto. Além disso, só o município não tem possibilidade de gerenciar esse serviço e acreditamos que apenas a Cesan possui as condições técnicas necessárias para oferecer a solução para Nova Venécia”, afirmou o prefeito.

Segundo o presidente da Câmara dos Vereadores, Geraldo da Pedra, o trabalho será agilizado para avaliação dessa pauta. “Assim que o projeto chegar à Câmara, vamos analisar e discutir todos os itens propostos o mais rápido possível. Entendemos que mais do que o município, a população ganha muito com esse serviço”, ressaltou.

O processo de concessão se insere em um novo modelo baseado no marco regulatório do saneamento no Espírito Santo, a partir da criação da Lei 9.096/2008 que estabelece a política e as diretrizes do saneamento básico no Estado, e a Lei Complementar n° 477/2008, que criou a Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária (ARSI), e ainda, norteará as futuras inserções de municípios que tiverem interesse em ser atendidos pela Cesan nos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto.

Investimento do Programa Águas Limpas

Em Nova Venécia, a Cesan já investiu R$ 6,2 milhões em melhorias no escritório de atendimento ao público; nas unidades operacionais; expansão de redes e ligações prediais de distribuição de água; ampliação do sistema de abastecimento da sede do município, dentre outros empreendimentos do Programa Águas Limpas.

Com as obras, a capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) aumentou de 90 para 113 litros por segundo, o que representa uma produção de mais de 9,7 milhões de litros de água por dia. A nova tecnologia de flotação injeta ar comprimido no sistema e faz com que as partículas de sujeira flutuem, facilitando sua retirada.

Como forma de acompanhar o crescimento populacional e garantir o abastecimento contínuo de água na cidade, a Cesan construiu dois reservatórios e reformou um, totalizando uma capacidade de armazenamento de 2,6 milhões de litros de água. Também foram feitas melhorias em bombas elevatórias de distribuição e captação de água.

As obras em Nova Venécia foram realizadas com recursos próprios da Cesan e fazem parte do Programa Águas Limpas, o maior plano de investimentos em saneamento da história do Espírito Santo. De 2003 a 2011, a empresa terá investido R$ 1 bilhão, o dobro do que já foi investido desde o governo Jerônimo Monteiro, em 1902.

Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135