03/06/2009 14h21 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Sedurb e Cohab-ES visitam municípios para acompanhamento de obras

Equipes da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Companhia de Habitação e Urbanização do Estado do Espírito Santo (Cohab-ES) visitaram os municípios de Cariacica, Mantenópolis e Boa Esperança com o objetivo de acompanhar a construção de unidades habitacionais, por meio do Programa Nossa Casa e obras de melhorias urbanas. Nas intervenções realizadas nestes três municípios, estão sendo investidos pelo Governo do Estado R$ 4,7 milhões.

Uma equipe da Cohab-ES também visitou Cachoeiro de Itapemirim para avaliação de áreas para futuros empreendimentos habitacionais para ajudar famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas que ocorreram no início deste ano.

Segundo o gerente de Obras da Cohab-ES, Djalma Dias da Cruz, em Vila Oásis, no município de Cariacica, serão construídas no local 111 moradias, que deverão ser entregues até o ano de 2010. A obra encontra-se em processo de terraplanagem, contenção de taludes e fundações das habitações. “O próximo passo é concluir as fundações e iniciar o processo de alvenaria”, afirma Djalma.

Em Cachoeiro de Itapemirim, foram visitadas as localidades de São Vicente e Conduru. De acordo com a diretora de Administração e Finanças da Cohab-ES, Helena Zorzal, o objetivo foi avaliar o terreno e visitar algumas famílias que estão desalojadas, ou seja, precisaram sair de suas residências devido às chuvas e se encontram em casa de amigos e parentes. “Em São Vicente, está sendo avaliada tecnicamente a possibilidade de construir unidades habitacionais na mesma área. Paralelo a isso, orientamos as famílias para que elas providenciem a documentação dos terrenos, isso é, a regularidade jurídica. São alguns passos indispensáveis para a celebração de convênios”, explicou.

Já na localidade de Conduru, segundo Helena, as famílias deverão ser removidas, pois o local onde moram oferece risco de inundação. “Em Conduru fizemos vistorias em áreas onde deverão ser realizadas as construções de unidades habitacionais. Nas duas comunidades, aproximadamente 40 famílias deverão ser beneficiadas por meio do Programa Nossa Casa”. Helena Zorzal foi acompanhada pelo engenheiro da Cohab-ES, Luiz Carlos Sales.

Obras de melhorias urbanas em fase de conclusão

As obras de melhorias urbanas no município de Mantenópolis, na região Noroeste 1 do Estado, foram concluídas, segundo relatório técnico da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Em Boa Esperança, na Noroeste 2, as intervenções estão em fase de conclusão. O Governo do Estado, por meio da Sedurb, investiu R$ 500 mil nos dois municípios em obras que irão beneficiar cerca de 3.500 pessoas.

Em Mantenópolis foram realizadas obras nas ruas Itamar Baia de Oliveira, Lindomar Hernandes Correia, Silas Tomas de Oliveira, Beneir José Manoel, além das ruas D, J, I e L, localizadas no bairro Valdemar Novais de Lacerda.

De acordo com a engenheira da Sedurb, Maria Luiza Rezende Salles Hortélio, “cerca de duas mil pessoas estão sendo beneficiadas com as obras de melhorias urbanas deste município”. O valor total das obras é de R$ 206 mil, sendo recursos do Governo do Estado, por meio da Sedurb, de R$ 200 mil.

No município de Boa Esperança estão em fase de conclusão as obras de pavimentação, construção de meio fio e drenagem, no bairro Ilmo Covre. As intervenções foram feitas nas ruas Princesa Izabel, Tiradentes, e avenidas Democrata e Virgílio Simoneti. Foram investidos R$ 336,3 mil, sendo recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 300 mil.

Ainda de acordo com a engenheira Maria Luiza, “essas obras trarão benefícios para aproximadamente 1.500 pessoas”.

Assessoria de Comunicação/Sedurb
Cynthia Silva