18/06/2010 05h57 - Atualizado em 18/08/2015 11h03

Sedurb e Idurb-ES repassam mais de R$ 3,5 milhões para obras em Afonso Cláudio e São Roque do Canaã

Mais de R$ 3,5 milhões serão repassados aos municípios de Afonso Cláudio e São Roque do Canaã, por meio de convênios firmados entre o Governo do Estado e as prefeituras municipais. A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES) assinam nesta sexta-feira (18) convênios para construção de casas e obras de insfraestrutura urbana.

Na oportunidade, também será assinada ordem de serviço para início de obras de melhorias urbanas em diversas ruas de Afonso Cláudio. Estarão presentes nos eventos o governador Paulo Hartung, o vice-governador Ricardo Ferraço, o subsecretário de Saneamento e Habitação da Sedurb, Eduardo Loureiro Calhau, e a diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal.

A agenda terá início às 8h30, em São Roque do Canaã, no Clube ABC. Em seguida, às 12 horas, a comitiva do governador Paulo Hartung segue para Afonso Cláudio, para solenidade que ocorrerá no Sindicato Patronal (Sind Rural).

Os recursos que serão repassados aos dois municípios, por meio da Sedurb e do Idurb-ES, somam R$ 3.524.719,00, do total de investimento de R$ 3.971.095,41 necessários para a realização dos trabalhos.

São Roque do Canaã

O bairro São Roquinho, em São Roque do Canaã, será contemplado com a implantação de canalização de água, esgoto, drenagem pluvial e pavimentação, além de obras de infraestrutura para receber a construção de 50 novas unidades habitacionais. O Programa Nossa Casa investirá no município R$ 1.788.725,00. O total de recursos para execução desta obra é de R$ 1.976.361,00, sendo a diferença, contrapartida municipal.

Outro convênio entre o Idurb-ES e a prefeitura local viabilizará a aquisição de equipamentos para implantação de uma fábrica de manilhas, que será instalada na Rua João Vago, Centro. O material será utilizado para calçamento das ruas da cidade e do interior, gerando empregos e movimentando a economia da região. O investimento, de pouco mais de R$ 108 mil, contará com o repasse de R$ 90 mil do Tesouro Estadual.

Afonso Cláudio

Uma população de aproximadamente sete mil pessoas reside nos locais onde serão executadas intervenções para infraestrutura urbana em Afonso Cláudio. A Sedurb repassará recursos da ordem de R$ 500 mil para a realização de obras de drenagem, calçamento de ruas, construção de escadaria e de muro de contenção.

As intervenções para drenagem de águas pluviais irá contribuir para a diminuição dos transtornos causados por alagamentos, já que atualmente o escoamento das águas é superficial.

Ainda no município, 50 famílias receberão unidades habitacionais construídas pelo Programa Nossa Casa, por meio do Idurb-ES, no bairro João Valim. Para a execução das obras, R$1.145.993,00 serão repassados à administração municipal.

Detalhamento:

- Drenagem nas ruas: Projetada, Ladeira Tenente Manoel Rodrigues da Rocha, Vilma Vargas Lopes, Azulina de Souza Manso, Eliezer Lacerda Fafá Adilis Ferrari, Jair Coutinho Petronetto, Antônio Gomes Filho, Alameda Nossa Senhora de Lourdes

- Pavimentação na Alameda Nossa Senhora de Lourdes e em um trecho da rua Vilma Lopes

- Construção de muro de contenção na rua Inácio Lamas

- Construção de escadaria ligando as ruas Azulina Souza Manso e Laura Will de Oliveira

Serviço:

São Roque do Canaã
Assinatura de convênios
Local: Clube ABC (ao lado da Prefeitura Municipal)
Rua Lourenço Roldi, nº 88, Bairro São Roquinho.

Afonso Cláudio
Assinatura de Convênio e ordem de serviço
Local: Sindicato Patronal (Sind Rural) - Centro

Cynthia Silva