06/09/2007 05h30 - Atualizado em 18/08/2015 10h46

Sedurb e Iopes inauguram obras em Guarapari nesta quinta-feira (06)

Guarapari terá novidades no feriado da Independência. Será inaugurado nesta quinta-feira (06), às 18 horas, o complexo Caranguelua, que conta com novos quiosques e uma estrutura diferenciada para os turistas, compondo um novo visual para a Praia dos Namorados. Além disso, o Governo do Estado também entrega à população a reestruturação da Praça Irineu José Vicente, a ‘Pracinha do Bradesco’.

O evento contará com a presença do governador em exercício e secretário de Estado de Obras e Transportes, Ricardo Ferraço, e do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Chamoun.

Um luau, com mesa de frutas tropicais e flores belíssimas, marcará o evento. Também não poderiam faltar as delícias do litoral do Espírito Santo, como a moqueca capixaba e pratos típicos da região.

Um telão vai exibir as últimas obras realizadas pelo Governo do Estado na ‘Cidade Saúde’ e os novos empreendimentos que estão previstos para o município, dentro do Programa de Recuperação Turística de Guarapari. Entre eles estão a urbanização da orla central, da Praia do Morro e da Praia do Riacho.

As obras são uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), autarquia subordinada à Secretaria de Estado de Obras e Transportes (Setop), e foram executadas pela Tomazelli Engenharia.

Os projetos foram contratados pela Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes), sendo o Caranguelua elaborado pela Mafra Arquitetos Associados e a Praça Irineu José Vicente, por Gregório Repsold.

Caranguelua: dois quiosques em uma só edificação.

Foram investidos R$ 810 mil na construção do complexo Caranguelua, que contará com dois quiosques bem estruturados; dois banheiros públicos para uso liberado aos turistas; rampas e escadas de acesso à praia, com atenção aos portadores de necessidades especiais. E, ainda, um mirante na parte superior do complexo, que possibilitará aos visitantes visualizar o mar e a lua: um espaço criado em homenagem ao público romântico, que deu o nome à bela praia de “areia morena”.

Quiosques

A Sedurb assina nesta quinta-feira (06) o Termo de Entrega de Obra, juntamente com a Prefeitura de Guarapari, que recebe os equipamentos e, por meio do Contrato de Permissão, os repassa aos quiosqueiros selecionados para utilizar o local. Os processos de seleção e indenização dos permissionários são de responsabilidade da administração municipal.

Os quiosqueiros e funcionários que atuarão nas novas edificações receberam treinamentos ministrados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), com cursos de capacitação nas áreas de elaboração de cardápio, qualidade no atendimento ao turista, Programa de Alimento Seguro (PAS), cooperativismo e planejamento financeiro.

Praça Irineu José Vicente

Durante o evento, será inaugurada a Praça Irineu José Vicente, que terá como novidade o piso emborrachado no playground, minimizando, assim, os efeitos das quedas das crianças durante as brincadeiras, e facilitando a manutenção e a limpeza.

O playground é totalmente moderno.

Parte da praça permanecerá com as características originais, pois além do público infantil, é ponto de encontro de grupos da terceira idade, que utilizam o local para jogar baralho e dominó e usufruem de uma área de eventos, onde realizam uma tradicional seresta.

Buscando um toque de modernidade, o projeto modificou a estrutura de duas bancas de revistas que existiam na praça. Elas foram remodeladas, passando a funcionar como um único módulo – frente e fundos – sendo uma concepção futurista, com estrutura de vidro e aço inox.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Karlla Hoffmann