26/11/2009 13h43 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Sedurb e municípios do Condoeste se reúnem na tarde desta quinta (26)

Gerente e técnicos do “Espírito Santo sem Lixão” se reuniram, na tarde desta quinta-feira (26), com a Câmara Técnica (CT) do Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos da Região Doce Oeste (Condoeste). A reunião aconteceu no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

A reunião de trabalho foi iniciada pelo gerente do projeto e membro do Estado na Câmara Técnica, Carlos Roberto de Lima, que explicou a importância das atividades que deverão ser realizadas pelos componentes da CT e o encaminhamento que está sendo dado pela empresa especializada contratada pelo Governo na identificação das áreas para implantação do Sistema Regional, composto pelo aterro sanitário regional e estações de transbordo.

Em seguida, o técnico da Sedurb e suplente da Câmara Técnica, Rodrigo Zambon, conduziu os trabalhos e aprovou com os representantes dos municípios os indicados para cargos de coordenador, subcoordenador e secretário da Câmara, ocupados por Lucas Henrique Caser Venturim (Colatina), Paulo Roberto Valentim (São Gabriel da Palha) e Mariana Caliman Lorenzoni (Marilândia).

Para a composição do Conselho Fiscal foram eleitos o presidente, Marcos Patrik Stur, e o vice-presidente, Paulo Roberto Valentim, de Pancas e São Gabriel da Palha, respectivamente. O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização do consórcio, responsável por exercer o controle da legalidade, legitimidade e economicidade das atividades patrimonial e financeira, sempre se manifestando sob a forma de parecer.

Além da equipe da Sedurb, participaram os municípios de Afonso Cláudio, Águia Branca, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itarana, Laranja da Terra, Marilândia, Pancas, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério. No último dia 19, foi realizada, com o mesmo propósito, a reunião com a Região Norte.

Atribuições da CT

Dentre as atividades da Câmara Técnica estão: o planejamento de todas as ações de natureza administrativa do consórcio, fiscalizando a Superintendência na sua execução; propor a seleção e contratação dos serviços de assessoria contábil, jurídica, de gestão e outros serviços profissionais, quando necessários, através de pessoa jurídica, bem como deliberar sobre as respectivas rescisões contratuais, quando as mesmas não atenderem a contento aos objetivos do consórcio; entre outras.

Regionalização

Região Doce Oeste: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva