03/02/2012 07h56 - Atualizado em 18/08/2015 11h47

Sedurb e Prefeitura de Viana assinam Ordem de Serviço para obras emergenciais

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Prefeitura Municipal de Viana, assinaram no final da tarde desta quinta-feira (02), a Ordem de Serviço para início das obras emergenciais de pavimentação e drenagem de ruas e avenidas da cidade, que foram danificadas pelas chuvas que atingiram o Espírito Santo no ano passado. As intervenções fazem parte do Programa Estadual Rua Nova.

O documento que autoriza a execução do projeto foi assinado no gabinete da prefeita Ângela Sias, com presença do secretário em exercício da Sedurb, Marcos Vicente, além de vereadores e lideranças comunitárias. Por meio de convênio, o Governo do Estado fará o repasse de R$ 1.845.862,32 para recuperar 21 vias urbanas dos bairros Soteco, Industrial, Ipanema, Areinha, Universal e Ribeira.

O projeto envolve a execução dos seguintes serviços: recuperação asfáltica e pavimentação das Ruas Pascoal Marques, Evaristo Canal, Elizabeth, e Minas Gerais, em Ipanema; Ruas Gama e 1, e Avenida Idalino Carvalho, no bairro Universal; Travessia sobre o Córrego Areinha, Ruas Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Doze, Moacir Vacari, Dorvalino Trabach, Cruzeiro e Senhor do Bonfim, e Avenida Guarapari, em Areinha; e Ruas Maria Zuleica, Castorina R. Siqueira e Antônio Siqueira, além da Travessia do Córrego Ribeira, no Bairro Ribeira.

Todo o processo licitatório já foi concluído e os canteiros de obras devem ser instalados nos bairros já na próxima semana. Marcos Vicente explicou que, a partir de agora, os moradores poderão viver com mais tranqüilidade.

“O cidadão tem que ser feliz onde ele vive. E se a região onde ele mora reúne as condições pra isso, certamente esse morador irá progredir pessoalmente e profissionalmente. E promover melhorias nos bairros, como as de pavimentação e drenagem, é investir na qualidade de vida da população, de forma que os problemas antes enfrentados sejam atenuados”.

Programa Rua Nova

As intervenções em Viana fazem parte do Programa Estadual Rua Nova, mantido pela Sedurb. O Programa é desenvolvido em parceria com os municípios e envolve a execução de projetos ligadas a pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos.

Além da melhoria na mobilidade, o Rua Nova transforma de maneira significativa a vida de famílias das regiões que ainda não contam com os serviços de drenagem e pavimentação e têm de lidar constantemente com alagamentos e inundações, poeira e dificuldade de acesso às suas residências, ao comércio ou ao trabalho.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani