09/05/2013 19h22 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Sedurb e Prefeitura de Vila Velha iniciam limpeza no Canal Santos Dumont

A limpeza e a desobstrução do Canal Santos Dumont, em Vila Velha, teve início esta semana. O objetivo é amenizar os transtornos e alagamentos nos bairros próximos do canal, além de melhorar o escoamento das águas da chuva. O trabalho vai durar 60 dias. Estão sendo utilizados equipamentos como escavadeiras hidráulicas, pá carregadeira e caminhões trucks (com dois eixos, que suportam mais peso).

As intervenções são resultado de um investimento de R$ 1.768.650,00, feito pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) em parceria com a Prefeitura de Vila Velha. O plano emergencial de limpeza e desobstrução contempla 14km de canais no município.

Plano Emergencial
A limpeza e desobstrução dos canais foram iniciadas em março, dentro do plano emergencial de combate às enchentes. O trabalho está sendo realizado por meio de uma parceria entre Governo do Estado e prefeituras de Vila Velha e Cariacica.

O Canal da Costa foi o primeiro a ser contemplado, com os trabalhos iniciados em 25 de março e finalizados no dia 02 de abril. Seguido da Bacia do Canal do Congo, que corta os bairros Ulisses Guimarães e Barramares.

Para Paulo Alves da Silva, morador do Bairro de Itapoã, as obras dão fim a um problema antigo “Antes o local era muito sujo e com a limpeza ficou muito melhor”, destaca.

O estudante Caio Henrique Cabral Pereira, morador do Bairro Barramares, comemora a limpeza dos canais e destaca a importância da intervenção para a segurança e saúde. “Essa limpeza vai evitar que o canal transborde com fortes chuvas e também que as pessoas adoeçam por conta do contato com a água suja”, frisa o estudante.

Outra frente de trabalho ocorre no Canal Marilândia, numa extensão de 8 quilômetros, na região de Cobilândia. O objetivo é aperfeiçoar a vazão das águas e minimizar os transtornos causados quando ocorre fortes chuvas. O plano ainda prevê a ligação do Canal Bigossi com o Canal da Costa.

Além de Vila Velha, o Governo do Espírito Santo está investindo R$ 876.750,00 na limpeza dos canais em Cariacica, serviço que começou no dia 04 de abril.

Desobstrução
A proposta de limpeza e desobstrução inclui as bacias hidrográficas que não possuem obras estruturantes contratadas ou em andamento. As intervenções, a principio, serão nos trechos de canais que não possuem quaisquer revestimentos (canal aberto), e que oferecem condições de receber equipamentos mecanizados em suas laterais.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, informa que outras áreas também afetadas pelas fortes chuvas podem ser beneficiadas. “Esta limpeza tem como objetivo retirar os materiais orgânicos e inorgânicos acumulados no leito dos canais, de forma a contribuir com a desobstrução dos locais, restabelecendo a seção de vazão existente”.

Bacias hidrográficas contempladas em Vila Velha

1 – Bacia Hidrográfica do Rio Aribiri:
a) Rio Aribiri – extensão parcial;
b) Canal Vila Batista – extensão parcial;
c) Canal Cobilândia – extensão total;
d) Canal Jardim Marilândia – extensão total;
e) Canal Santos Dumont – extensão parcial;
f) Canal Novo México – extensão parcial;

2 – Bacia Hidrográfica do Canal da Praia da Costa:
a) Canal da costa – extensão parcial;
b) Canal Bigossi – extensão parcial;

3 – Bacia Hidrográfica do Canal Guaranhuns:
a) Canal Guaranhuns – extensão parcial;
b) Canal Darly Santos – extensão parcial;

4 – Bacia Hidrográfica do Canal São Torquato:
a) Canal São Torquato/Vale – extensão parcial

5 – Bacia Hidrográfica do Rio do Congo:
a) Canal do Congo – extensão parcial

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb – ES