04/08/2010 06h37 - Atualizado em 18/08/2015 11h04

Sedurb entrega caminhão de coleta de lixo e vista obras em Iconha

Os investimentos são oriundos de convênios firmados entre a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Prefeitura de Iconha e somam recursos na ordem de R$ 468,7 mil.

A visita terá início em Pedra Lisa, onde serão conhecidas as obras de drenagem e pavimentação, realizadas numa área de 1.014,30 metros quadrados, com blocos pré-moldados do tipo Pavi-S, no pátio localizado em frente à igreja matriz. A intervenção proporciona melhores condições de mobilidade e beneficia uma população aproximada de 300 pessoas. Do total de R$ 62,5 mil, foram repassados pela Sedurb R$ 60 mil.

Em seguida, a comitiva do governador irá para a sede de Iconha, onde serão visitadas as obras de drenagem e calçamento das ruas João Roberto Misságia Laiber e Jonas Martins Laiber Filho, no bairro Bela Vista. Os moradores, aproximadamente 300 pessoas, serão beneficiadas com a entrega da obra. Foram investidos, com recursos do Tesouro Estadual, R$ 200 mil, de um total de R$ 209,5 mil.

Também será realizada pela Sedurb a entrega de um caminhão e de uma caixa compactadora, com capacidade de 10 metros cúbicos de resíduos compactados. Foram repassados recursos da ordem de R$ 208.700,00. A solenidade de entrega acontecerá no Parque de Exposições.

Até a aquisição deste novo equipamento, Iconha dispunha apenas de um caminhão para coleta de lixo, adquirido há mais de 10 anos e em condições precárias. A Prefeitura recolhe todo o lixo da sede e do interior do município. São coletados diariamente entre 10 e 11 mil quilos de resíduos sólidos.

Outros investimentos

Encontra-se em processo licitatório pela Prefeitura o convênio para contratação da obra de reforma da escadaria João Paulo II, que dá acesso à Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua, e recuperação da pavimentação da Avenida Anchieta (no trecho próximo à igreja) e das duas ruas laterais à escadaria, que fazem ligação com a Avenida Coronel Antônio Duarte. A Sedurb fará repasse dos recursos da ordem de R$ 274.973,00.
Toda a população do município, estimada no último ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 11.901 pessoas, será beneficiada com esta intervenção, visto que haverá melhorias em torno da Igreja Matriz, um cartão postal da cidade.
A reforma da escadaria compreende a execução de um novo piso, implantação de novos bancos, canteiros, guarda-corpo, postes de iluminação ornamental, paineis com mosaicos de motivos tradicionais em pastilhas de vidro e paisagismo.
Também será feita a recuperação da pavimentação de trecho da Avenida Anchieta, próximo à Igreja, com a retirada do pavimento existente e implantação de calçamento em blocos de concreto tipo Pavi-S. Nas ruas laterais à Avenida Coronel Antônio Duarte, haverá a remoção e o reassentamento do paralelepípedo tradicional existente.

A Sedurb também já entregou ao município obras de drenagem e pavimentação na Rua Deolindo Paganini, no bairro Jardim Jandira, para as quais foram repassados R$ 172,9 mil, do total de R$ 176,4.

Assessoria de Comunicação – Sedurb / Idurb–ES
Cynthia Silva / Rubens Borges