28/03/2008 15h35 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Sedurb entrega projeto de urbanização da Praia do Morro e autoriza licitação da obra

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) entrega, neste sábado (29), o projeto reformulado das obras de urbanização da orla da Praia do Morro ao Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), autorizando a abertura de licitação. O evento acontece no Hotel Porto do Sol, na Praia do Morro, em Guarapari, às 10 horas. O secretário titular da Sedurb, Rodrigo Chamoun, e o subsecretário de Saneamento e Habitação, Eduardo Calhau, estarão apresentando para a população, a Prefeitura e outras autoridades locais as alterações que precisaram ser realizadas no projeto.

A obra ficou orçada em R$ 13 milhões, sendo R$ 5,5 milhões provenientes do Ministério do Turismo e R$ 7,5 milhões de contrapartida do Governo do Estado. O projeto foi elaborado pela Prefeitura Municipal, mas precisou ser alterado para atender as reivindicações dos quiosqueiros e moradores do bairro. De acordo com eles, quando aconteceu a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 16 de agosto de 2005, o projeto previa a construção de um depósito subterrâneo nos quiosques, banheiros entre os estabelecimentos e não foi discutida a retirada das castanheiras.

Com a entrada da atual gestão municipal, o projeto foi alterado, excluindo o depósito subterrâneo, com a proposta de uma central de abastecimento coletivo, a locação dos banheiros públicos a cada 50 metros - ficando mais distante dos quiosques - e a retirada de todas as castanheiras existentes hoje na orla. Com isso, para conseguir que as obras fossem à frente, os técnicos da Sedurb reformularam o projeto.

Nova infra-estrutura

Atualmente, a orla da praia conta com 58 quiosques que foram ampliados pelos próprios donos, para a instalação de banheiros e cozinha, desfigurando o modelo anterior. O novo projeto prevê a derrubada de todas as edificações do local para a implantação de um layout moderno.

Serão construídos 17 módulos, com dois quiosques, reduzindo o número para 34, que contarão com uma área interna total de 40 metros quadrados, com área de atendimento, de preparo e depósito subterrâneo, e externa de 122 m², com limite de 12 mesas padronizadas. Também serão construídos 17 banheiros públicos, entre os estabelecimentos, e um banheiro maior, localizado em uma praça próxima à Avenida Munir Abbud, em frente ao Hotel Quatro Estações. Toda a reformulação é adequada para atender aos portadores de necessidades especiais.

A orla ainda vai receber diversas áreas para a prática de esportes, como quadras de vôlei e peteca, pista de skate, escolhinha de vela, academia ao ar livre, calçadão e ciclovia. Para o lazer serão construídos playgrounds, praças para jogos de mesa e descanso e decks para apreciação.

A nova urbanização ainda terá um paisagismo totalmente repaginado e iluminação especial. Atualmente existem 211 castanheiras. Serão retiradas 40% delas, sendo selecionadas para o corte as doentes, mais velhas, menores (baixas), que atrapalham a construção do muro de arrimo e a locação dos equipamentos, além do calçadão e da ciclovia. Serão plantadas 380 novas árvores nativas, como aroreiras, ipês, patas de vaca, algodoeiros da praia, pau-brasil, entre outras; 117 coqueiros; e 27 palmeiras, totalizando 524 árvores. Ainda haverá incremento de toda a vegetação nativa remanescente e a criação de condições ambientais propícias, ao longo das áreas onde a vegetação apresenta-se inexistente, fortalecendo a segurança das estruturas de contenção proposta pelo projeto.

Karlla Hoffmann
Tel.: (27) 3223.4254 / 9972.5685 / 8123.5778