20/09/2011 14h57 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Sedurb fará estudo para apoiar municípios a minimizar problemas de mobilidade urbana

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) fará a contratação de estudos sobre Mobilidade Urbana para auxiliar seis municípios capixabas – cinco deles considerados polos - a implantar medidas que minimizem ou apresentem solução para o problema do trânsito e o intenso fluxo de veículos ocasionados pelo aumento da frota de automóveis nessas cidades, devido ao crescimento econômico do Espírito Santo.

A intenção, a princípio, é auxiliar os municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Anchieta e Linhares, a avançarem nos trabalhos de implantação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A proposta foi apresentada nesta terça-feira (20) pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado e pelo subsecretário da Sedurb, Eduardo Calhau.

Participaram da reunião os prefeitos de Aracruz, Ademar Devens, e de Colatina, Leonardo Deptulski, o deputado estadual, Genivaldo Lievore, o secretário de Infraestrutura de Anchieta, Eduardo José Ribeiro, os secretários de Planejamento Rural e Urbano e Desenvolvimento e Expansão Econômica de Guarapari, Edgygar Behle e Aurelice Vieira, além de arquitetos e responsáveis pelo planejamento urbano das cidades envolvidas.

A realização do estudo, conforme explica Casado, tem por intenção provocar um diagnóstico claro da situação do trânsito nas cidades, levando a uma discussão da temática entre Estado e municípios, de forma que sejam apresentadas as alternativas e ações para melhoria da mobilidade urbana. Para a viabilização do estudo e apoio a projetos por parte da Sedurb, é necessário que as prefeituras apresentem um programa de necessidades para as regiões e trechos considerados mais críticos.

“Diante disso, a Sedurb vai consolidar as demandas para posterior contratação de planos. O Estado tem interesse de crescer como um todo e isso envolve os municípios, e a Sedurb por sua vez, tem esse assunto em pauta pois é de fundamental importância para todos”, afirmou Iranilson Casado.

Para os representantes das prefeituras, a iniciativa é oportuna já que visa a atender uma demanda considerada urgente, no caso a mobilidade urbana. “Em Colatina a Ponte Florentino Avidos fica intransitável por aproximadamente 2h nos horários de pico. E isso impacta as vias de acesso a ela. Acreditamos que esse plano será um marco para os municípios ampliarem os estudos de forma a amenizar o problema”, destacou o prefeito Leonardo Deptuski.

Já o secretário de Planejamento de Guarapari, lembra que um dos principais problemas enfrentados na cidade é o trânsito caótico. Para ele, a situação chega a níveis críticos com a chegada do verão e dos turistas. “Guarapari se sente sufocada com isso. Temos um grande problema de mobilidade urbana. Tanto que chegamos a um ponto que necessitamos trabalhar de forma emergencial”.

As prefeituras têm até o dia 20 de outubro para encaminhar à Sedurb o estudo de mobilidade urbana que possuem atualmente. Posteriormente, devem indicar uma equipe que ficará responsável por mediar o diálogo com o Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / Raony Huapaya