12/01/2011 09h54 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

<b>Sedurb fecha 2010 com 84 convênios firmados e investimento de quase R$ 100 milhões</b>

Com intervenções e programas que beneficiam a população de todos os municípios capixabas, a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) fechou o ano de 2010 com expressiva atuação no Espírito Santo. Dentro de sua diretriz de trabalho, auxiliou no desenvolvimento de políticas públicas ao firmar importantes convênios que levaram mais qualidade de vida às pessoas e modificaram o espaço físico em várias regiões de diferentes cidades.

Nos últimos 12 meses, o Governo do Estado, por intermédio da Sedurb, investiu R$ 99.436.632,28, de um total de R$ 106.087.010,66, aplicados na execução de obras de drenagem e pavimentação asfáltica, na construção de muros de contenção, praças e pontes, e na revitalização de áreas turísticas capixabas. O restante do valor aplicado (R$ 6.650.378,380) é oriundo de contrapartida municipal.

Foram firmados 84 convênios em 2010, que contemplaram com recursos do tesouro estadual 48 dos 78 municípios do Espírito Santo. Entre os beneficiados estão Mimoso do Sul, Ponto Belo e Marilândia, com cinco intervenções cada, somente em 2010. Para essas cidades, a Sedurb repassou R$ 1.526.160,95, valor destinado a obras de pavimentação em ruas e avenidas, além da construção e recuperação de pracinhas e pontes urbanas de pequeno porte. Os convênios referem-se a obras concluídas e em execução.

Guarapari

Outra importante intervenção feita pelo Governo do Estado por intermédio da Sedurb acontece em Guarapari. A Praia do Morro, uma das mais frequentadas por turistas durante o verão capixaba, terá todo o calçadão da orla reurbanizado. São 2,89Km que ganham, desde julho passado, um novo panorama. O valor do investimento é de R$ 11.159.812,50, sendo custeado em sua totalidade com verba estadual.

O projeto contemplará a população com quadra de vôlei e peteca; áreas para academia e escola de velas; playgrounds equipados com brinquedos em estrutura de madeira; módulos com banheiros públicos, adaptados para pessoas com deficiência; melhoria dos estacionamentos; e paisagismo com jardineiras e canteiros com bancos para contemplação. Com a conclusão das obras – prevista para julho deste ano, o turismo em Guarapari ganhará ainda mais visibilidade no Estado e no Brasil.

Intervenções ainda estão sendo feitas na Rodovia Carlos Lindenberg, em Vila Velha, um dos principais eixos rodoviários do Estado, por onde passam, diariamente, milhares de automóveis e caminhões responsáveis pelo transporte de produtos e mercadorias que chegam e saem do Espírito Santo. Serão repassados pelo Governo Estadual R$ 21,5 milhões, de um total de R$ 21,9 milhões.

Também em 2010, a população de Iconha foi beneficiada com a reforma da escadaria pública João Paulo II, obra em estágio adiantado de execução. Por convênio firmado com a Sedurb, o Governo investe R$ 274.973,10 para a realização da intervenção, que termina exatamente em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, um dos cartões postais da cidade. Ainda estão sendo recuperadas a Avenida Anchieta e as ruas laterais de acesso à Avenida Cel. Antônio Duarte, no Centro de Iconha.

Além das benfeitorias por meio de convênios com as cidades capixabas, a Sedurb ainda conquistou relevantes iniciativas na área de infraestrutura hídrica. Projetos de desassoreamento dos rios Marinho e Formate foram inseridos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O Estado contará com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para o rio Formate, no valor de R$ 30,95 milhões, e com recursos de financiamento no valor de R$ 53 milhões para o rio Marinho.

Sedurb

Desde sua criação, em 2007, a Sedurb firmou 270 convênios com valor de investimentos que se aproximam dos R$ 280 milhões e já alcançam 70 municípios capixabas. Entre os principais serviços executados pelo Governo estão obras de drenagem, pavimentação, reurbanização, esgotamento sanitário, construção de galeria pluvial e de muros de contenção, reforma de praças, construção de pontes urbanas de pequeno porte e escadarias, reurbanização de praias, e muitas outras, que foram concluídas ou estão em execução.

Somente no decorrer de 2010, a Sedurb firmou convênios com mais da metade dos municípios capixabas. Foram contemplados com repasses de recursos Água Doce do Norte, Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Itarana, Irupi, Iúna, João Neiva, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Viana, Vila Pavão, Vila Velha e Vitória.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani