25/01/2012 13h01 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

<b>Sedurb firma R$ 135,2 milhões em convênios para obras de melhorias urbanas em 37 municípios

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), iniciou 2012 com 84 novos convênios celebrados em 37 municípios capixabas, garantindo assim a execução de uma série de importantes obras nas áreas de infraestrutura, mobilidade, lazer e segurança em diversos bairros dessas cidades. As intervenções totalizam investimento de R$ 135,2 milhões e, desse valor, a pasta Estadual será responsável pelo repasse de R$ 121,1 milhões.

Por meio dos convênios, serão executados projetos identificados como prioritários por prefeituras e moradores,voltados para a requalificação dos espaços urbanosregionais. Fazem parte do conjunto de obras, os serviços de pavimentação e drenagem de ruas e avenidas; asfaltamento de estradas; revitalização e urbanização de bairros inteiros; construção de ciclovias; muros de contenção de encostas e de arrimo; aquisição de caminhão-pipa; e construção ou reforma de praças públicas e de pontes.

Os municípios que receberão investimentos são: Água Doce do Norte; Águia Branca; Alfredo Chaves; Alto Rio Novo; Apiacá; Baixo Guandu; Boa Esperança; Cariacica; Conceição do Castelo; Divino de São Lourenço; Domingos Martins; Ecoporanga; Governador Lindenberg; Guaçuí; Ibatiba; Ibiraçu; Iconha; João Neiva; Laranja da Terra; Linhares; Marilândia; Mimoso do Sul; Mucurici; Muqui; Pancas; Ponto Belo; Rio Bananal; Santa Maria de Jetibá; São José do Calçado; São Roque do Canaã; Serra; Vargem Alta; Venda Nova do Imigrante; Viana; Vila; Valério; Vila Velha; Vitória.

O secretário em exercício da Sedurb, Marcos Vicente, lembrou que a pasta tem por objetivo intensificar sua atuação nos municípios em 2012, de forma a garantir que os investimentos em melhorias urbanas continuem ocorrendo de forma mais equilibrada em todo o Estado.

“A orientação do governador Casagrande é para que nosso trabalho leve crescimento equilibrado entre as cidades. Dessa forma, o maior objetivo da Sedurb é proporcionar melhorias na infraestrutura dos municípios de forma sustentável e igualitária, e expandir nossa atuação nas áreas mais carentes, que mais precisam da presença do Governo”.

Rios Marinho e Formate

Também este ano, o Governo do Espírito Santo – por meio da Sedurb, dará sequência às etapas de implantação dos projetos de revitalização dos Rios Marinho e Formate. Fruto de parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), o contrato de implantação do projeto de desassoreamento e revitalização do Rio Marinho - com investimento inicial de R$ 53 milhões, já foi formalizado.

Os recursos serão destinados à execução de obras de limpeza e dragagem do rio; construção de parques lineares; requalificação dos espaços degradados; execução de ações de preservação ambiental com a implantação de sistema de monitoramento de informações hidroclimáticas; e reassentamento de famílias que residem às margens do leito do Marinho.

Já o contrato para a implantação do projeto de dragagem e desassoreamento da calha do Rio Formate - com construção de parques lineares e sistema de alerta de cheias no período das chuvas, também foi assinado anteriormente, e totaliza investimento de R$ 35.134.468,28.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Raoni Huapaya