11/03/2009 13h37 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Sedurb inicia agenda de trabalho para formação de mais um consórcio do programa ‘Espírito Santo sem Lixão’

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou uma reunião de trabalho em Colatina para discutir a implantação do consórcio com os municípios que compõem a Região Doce Oeste, do projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’. O evento, coordenado pelo subsecretário de Programas Urbanos da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano e gerente do projeto, Carlos Roberto de Lima, ocorreu nesta terça-feira (10).

“Mais uma vez cumprimos com o nosso objetivo de detalhar o projeto aos novos prefeitos e esclarecer as dúvidas existentes. Todos demonstraram empenho para reunir condições e avançarmos rapidamente em mais essa etapa do ‘Espírito Santo sem Lixão’. Ficou estabelecido que Colatina será a sede do Consórcio da Região Doce Oeste (Condoeste) e também foram indicados, pelas prefeituras, os nomes dos interlocutores que atuarão junto à Sedurb nessa etapa de implantação dos Consórcios”, explica Carlos Roberto.

Ele destacou que o cronograma está sendo cumprido de maneira satisfatória. “Foi neste mesmo dia, em 2008, que os prefeitos da Região Doce Oeste assinaram o Protocolo de Intenções dando início ao processo de implantação dos Sistemas Regionais para Destinação Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Estamos saindo das atividades mais burocráticas para a execução prática das ações, cumprindo com o cronograma previsto”, disse Carlos Roberto.

Cerca de 50 pessoas participaram da reunião em Colatina, que contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e representantes de 15, das 16 prefeituras da Doce Oeste. Os municípios que fazem parte do Condoeste são Mantenópolis, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Alto Rio Novo, Pancas, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Colatina, Marilândia, Baixo Guandu, Itaguaçu, São Roque do Canaã, Laranja da Terra, Itarana e Afonso Cláudio.

No último dia 05, a reunião aconteceu no município de Nova Venécia, quando ficou definido que será em São Mateus a sede do Consórcio Regional Norte (Conorte).

Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135