17/02/2012 13h40 - Atualizado em 18/08/2015 14h05

Sedurb investe em infraestrutura urbana em Mucurici

O Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), garantirá a execução de mais uma obra de infraestrutura urbana em Mucurici, no extremo Norte do Estado. A Avenida Parque do Itaúnas – via que contorna a cidade – receberá asfaltamento e drenagem em um trecho de aproximadamente um quilômetro.

A pavimentação da avenida é demanda antiga da população local, que atualmente divide o espaço de ruas estreitas do Centro da cidade com veículos pesados. Com o asfaltamento da via, carretas que trafegam no sentido Montanha-Ponto Belo passarão a se deslocar pelo entorno de Mucurici e não mais dentro do município.

“Estamos fazendo esse investimento para dar mais segurança aos moradores. Todos os dias dezenas de carretas de madeira, cana, gado e alimentos circulam pelo Centro da cidade e sabemos que essa situação apresenta riscos às pessoas. A obra vai propor uma alternativa a esses veículos e levar os motoristas a passar por locais mais adequados”, frisou o secretário de Estado, Iranilson Casado.

O valor do projeto é de R$ 1.259.085,81 e, desse total, a Sedurb fará o repasse de R$ 1.107.146,18. A diferença é contrapartida da administração local. O processo está em fase final de licitação e as obras devem ser concluídas até o final do segundo semestre deste ano.

Paralelo ao investimento feito pela Secretaria, a Prefeitura Municipal também realiza a construção de um calçadão às margens da Avenida Parque Itaúnas. A conclusão dos trabalhos proporcionará mais um espaço de lazer e caminhada aos moradores, que já contam com uma represa artificial conhecida como “Cascata”.

Os investimentos em obras de pavimentação e drenagem feitos pela pasta de Desenvolvimento Urbano fazem parte do Programa Estadual “Rua Nova”, que envolve a execução de projetos voltados à melhoria de ruas, avenidas e estradas de circulação de pedestres e veículos.

O Programa “Rua Nova” transforma de maneira significativa a vida de famílias das regiões que ainda não contam com os serviços de drenagem e pavimentação e têm de lidar constantemente com alagamentos, inundações, poeira e falta de acessibilidade.

Mais obras

Em 2011, Mucurici recebeu o resultado de importantes investimentos do Programa Nossa Casa, realizados pelo Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES) - autarquia vinculada à Sedurb. Em fevereiro, o governador Renato Casagrande visitou o município e, na ocasião, realizou a entrega de 52 casas populares a famílias de baixa renda.

Já o vice-governador Givaldo Vieira esteve na cidade cinco meses depois, inaugurando outras 50 unidades habitacionais. O investimento Estadual nos dois empreendimentos foi de R$ 2,8 milhões.

Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani