13/03/2012 05h58 - Atualizado em 18/08/2015 14h05

Sedurb investirá R$ 6 milhões na pavimentação e drenagem em Viana

O Governo do Espírito Santo e a Prefeitura Municipal de Viana firmaram na tarde desta segunda-feira (12), mais um convênio que garantirá investimentos para a execução de obras na área de infraestrutura urbana em 16 bairros da cidade, no valor de R$ 6.058.492,12, em recursos próprios da administração estadual.

A solenidade foi realizada no gabinete do governador Renato Casagrande, que recebeu o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, a prefeita Ângela Sias, o vice-prefeito Carlos Lopes, a deputada estadual Solange Lube, vereadores e lideranças locais para a assinatura do documento.

O projeto de pavimentação e drenagem beneficiará 31 ruas dos bairros Antártica, Areinha, Campo Verde, Eldourado, Industrial, Primavera, Ipanema, Marcílio de Noronha, Morada de Bethânia, Nova Bethânia, Soteco, Universal, Vale do Sol, Vila Nova, Canaã, e Vila Bethânia.

"Viana ainda necessita de investimentos em infraestrutura para avançar, para se integrar ao desenvolvimento da Região Metropolitana e, por isso, vamos manter as parcerias para transformar para melhor a vida dos moradores do município. Os recursos já estão garantidos em caixa e a prefeitura pode licitar a obra imediatamente", destacou o governador.

A prefeita Angela Sias acredita que as obras possam ser iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano. "É uma grande obra para o municipio, devido ao volume de recursos aplicados e poderemos dar inicio às intervenções ainda em abril. Sem a parceria com o Governo do Estado Viana não avança", avalia.

A intervenção beneficiará de forma direta aproximadamente 10 mil pessoas. Historicamente, Viana é um dos municípios do Estado que mais sofre prejuízos em decorrência dos alagamentos causados pelas chuvas. Com a pavimentação ou asfaltamento das vias, espera-se que os impactos ocasionados pelas cheias sejam minimizados nas regiões contempladas.

A deputada Solange Lube ressaltou que Viana recebeu grande volume de resursos do Estado durante esse curto período da gestão atual. "O município vai poder tirar do papel esta intervenção, que é um antigo pleito da população local. Temos muito a agradecer ao Governo Estadual", disse,

"Hoje firmamos mais essa importante parceria com Viana, que pelo convênio assinado vai levar mais de 58 mil m² de calçamento a vários bairros. Esperamos com isso ampliar as ações do Programa Rua Nova na cidade, de forma a proporcionar infraestrutura adequada nos locais que necessitam", frisou o secretário Iranilson Casado.

Presente à assinatura, a líder comunitária do Bairro Vila Nova, Denise Cezário, comemorou a celebração de convênio, e disse que em breve os moradores poderão se locomover com mais facilidade. "Há muito tempo esperamos por essas obras. Agora mais pessoas do meu bairro vão "tirar o pé da lama" e parar de colocar sacolinhas nos pés quando chover. É uma grande satisfação para todos nós".

Em fevereiro desse ano, a pasta de Desenvolvimento Urbano garantiu R$ 1.845.862,32 para a recuperação de outras 21 vias urbanas dos bairros Soteco, Industrial, Ipanema, Areinha, Universal e Ribeira. A ordem de serviço foi dada no dia três daquele mês e as obras estão em andamento.

Os benefícios levados pelo Governo do Estado à população de Viana também se estendem à área habitacional. Dez imóveis construídos pelo Programa Nossa Casa foram finalizados neste mês e as famílias selecionadas já estão autorizadas a se mudarem para as residências. As casas são destinadas a moradores desabrigados pela chuva de anos anteriores.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani