13/10/2009 07h22 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Sedurb lança campanha do “ES sem Lixão” em São Mateus e Colatina

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), lança para a imprensa, nesta quarta-feira (14), uma campanha educativa do projeto “Espírito Santo Sem Lixão”, em São Mateus e Colatina. Os dois municípios sediam os consórcios públicos das regiões Norte e Doce Oeste, respectivamente.

O lançamento contará com a presença do secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Ferraz, do subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb e gerente do “Espírito Santo sem Lixão”, Carlos Roberto de Lima, e de representantes dos 30 municípios integrantes das duas regiões.

A campanha, que terá início na próxima quinta-feira (15) e duração de 30 dias, dá continuidade ao trabalho proposto pela cartilha educativa lançada no mês de julho após a realização das assembleias para formação dos consórcios públicos para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) das regiões Norte e Doce Oeste – Conorte e Condoeste.

A cartilha educativa mostra de forma lúdica o que é e como funciona o Sistema Regional, composto por estações de transbordo, logística de transporte e aterro sanitário regional, e traz reflexões sobre a responsabilidade que todos possuem na produção de lixo, no desperdício e na escolha por atitudes que trarão benefícios ao meio ambiente e à saúde da população.

Dando continuidade à essa proposta lúdica, o VT de 45 segundos, para inserção nas tevês das regiões Norte e Noroeste do Estado, cria um ambiente no qual o urubu, feito em animação 3D, interage com o personagem interpretado por um ator capixaba.

O VT mostra ao telespectador a importância de destinar o lixo urbano ao local correto: um aterro sanitário e, enfatiza os prejuízos causados ao meio ambiente e à saúde da população quando os RSU são jogados em lixões.

A campanha terá abrangência nos 30 municípios integrantes das duas regiões e contará ainda com inserções em rádios, além de outdoor, busdoor e anúncios nos jornais impressos locais.

Os municípios ainda receberão mais cartilhas para dar continuidade ao trabalho de educação ambiental que deve ser desenvolvido pelos consórcios públicos e que foi reforçado por meio da assinatura de um Termo de Compromisso, em julho, entre o Governo do Estado, por meio da Sedurb e os consórcios, visando à integração de esforços para a criteriosa distribuição e divulgação deste material.

Serviço:

São Mateus – 9h30
Local: Auditório do SAAE
Avenida José Tozzi, s/nº - Centro

Colatina – 15 horas
Local: Auditório do Sanear
Rua Benjamim Costa, nº 105 - Bairro Marista

Municípios integrantes da região Norte e Doce Oeste

Região Norte: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Região Doce Oeste: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Projeto Espírito Santo sem Lixão

O Projeto “ES sem Lixão” irá implantar infraestrutura para a destinação final adequada de 100% dos resíduos sólidos urbanos, dos municípios integrantes das regiões Norte, Doce Oeste e Sul do Estado. As regiões Metropolitana e Doce Leste já possuem solução tecnicamente viável e destinam seus resíduos para aterros sanitários privados.

O Governo do Estado, por meio da Sedurb, irá investir cerca de R$ 50 milhões para viabilizar os Sistemas Regionais que serão compostos por estações de transbordo, logística de transportes, e aterro sanitário regional.

A gestão e a regulação dos sistemas serão feitas por meio de Consórcios Públicos Regionais, constituídos pelo Estado e municípios. Esses sistemas serão construídos com os recursos estaduais e operados em regime de concessão, por empresas especializadas.

O Projeto coloca o Espírito Santo como pioneiro na solução correta de 100% do RSU produzido. Com a implantação dos Sistemas nos 60 municípios que compõem as três regiões, mais de mil toneladas/dia deixarão de ir para os 102 lixões existentes em território capixaba. Em contrapartida os municípios deverão erradicar esses lixões e recuperar as áreas degradadas por eles.

Uma empresa especializada, contratada por meio de licitação pela Sedurb, já está desenvolvendo os trabalhos de campo, com o objetivo de identificar as áreas onde deverão ser construídos os aterros sanitários regionais e as estações de transbordo.

Assessoria de Comunicação - Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva