19/09/2013 19h58 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Sedurb lança canal de debate e informação sobre Mobilidade Urbana Sustentável em seis municípios

A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), lançou na última segunda-feira (16), um novo espaço de debate, interação, discussão e informação sobre mobilidade urbana para a população. Trata-se do site do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PlanMob), criado para tratar de temas que envolvam a mobilidade urbana, em seis municípios capixabas, e que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.planodemobilidade.com.br.

O objetivo é oferecer mais um canal para que as comunidades possam colaborar com sugestões e responder questionários sobre o sistema viário de sua região. No site também estão disponíveis informações sobre o PlanMob em cada um dos seis municípios contemplados - Guarapari, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares e Colatina - para que a sociedade local se engaje e participe.

De acordo com o secretário da Sedurb, Iranilson Casado, o investimento já estava previsto no planejamento estratégico do Governo. “A ação está sendo traçada como um todo e busca equilibrar o desenvolvimento dos municípios”, pontou Casado.

Para o subsecretário de Saneamento e Habitação, Eduardo Calhau, o site é uma importante ferramenta para que se conhecer a opinião da população. “Este é um espaço rápido e moderno que permitirá que as pessoas tenham acesso às etapas da ação e deixem sua contribuição para o processo de construção dos planos. Também será possível saber como as pessoas veem suas cidades e qual o futuro que esperam para elas”, frisou Calhau.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

O plano visa contribuir para melhorar o deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano de forma segura, confortável, em tempos aceitáveis, custos acessíveis, eficiência energética e impactos ambientais reduzidos, utilizando todo o sistema de mobilidade urbana. Serão beneficiados seis municípios capixabas: Guarapari, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares e Colatina. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) em parceria com os municípios, conta com investimento de R$ 6,7 milhões, recurso exclusivo do Tesouro Estadual.

Oficinas temáticas

Para elaboração do plano é fundamental ouvir os moradores de cada região, por isso, estão sendo realizadas oficinas temáticas visando mobilizar atores locais, oferecer capacitação no tema de mobilidade e dar início ao processo participativo de planejamento, realizando a identificação de problemas relacionados à mobilidade. A intenção é transmitir informações sobre o início da execução do projeto do PlanMob do Estado do Espírito Santo.
Participam das oficinas representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da Sedurb, associações, sindicatos e da prefeitura, previamente inscritos.
As oficinas já foram realizadas nos municípios de Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Guarapari. E na próxima sexta-feira (20) e sábado (21) será a vez de Aracruz.

Entrevistas

Além das oficinas, o PlanMob também realizará entrevistas com pessoas dos diferentes municípios para levantar dados relativos às sinalizações das principais vias que integram o sistema viário da região, avaliação do transporte público coletivo, veículos não motorizados, pesquisa de origem e destino, dentre outras.

As entrevistas serão utilizadas como instrumento na realização do planejamento municipal de transportes, por representarem uma fonte de dados para o conhecimento da natureza dos deslocamentos da população no espaço urbano. Os municípios de Guarapari e Colatina já deram início a esta etapa. O objetivo é coletar e analisar informações sobre o padrão de mobilidade na cidade onde o plano atua o que fornece subsídios para a elaboração do mesmo.

Comunicação e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini