23/07/2009 11h22 - Atualizado em 18/08/2015 10h54

Sedurb lança cartilha do ‘ES Sem Lixão’ nas regiões Norte e Doce Oeste do projeto

Na próxima semana, a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), fará o lançamento de cartilhas educativas do ‘Espírito Santo Sem Lixão’, nas regiões Norte e Doce Oeste do projeto do Governo do Estado. O lançamento será nas próximas segunda (27) e quarta-feira (29), nos municípios de São Mateus e Colatina, respectivamente.

O lançamento será feito após a realização das assembléias gerais dos Consórcios Públicos para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) das regiões Norte e Doce Oeste (Conorte e Condoeste).

A cartilha educativa do “Espírito Santo Sem Lixão” tem o objetivo de explicar de forma lúdica o que é e como funciona o Sistema Regional, composto por estações de transbordo, transporte e Aterro Sanitário, e traz reflexões sobre a responsabilidade que todos têm na produção de lixo, no desperdício e na escolha por atitudes que trarão benefícios ao meio ambiente e à saúde da população. Além das informações gerais, cada região terá um material com dados específicos.

Será assinado um Termo de Compromisso entre o Governo do Estado, por meio da Sedurb e os Consórcios representados pelos seus municípios, visando à integração de esforços para a criteriosa distribuição e divulgação da cartilha.

Os prefeitos também receberão um exemplar do DVD “Saneamento: Educação Ambiental nas escolas de ensino público”, que poderá ser utilizado em reuniões, seminários e quaisquer eventos cujo foco seja o saneamento e questões ambientais. O material também poderá ser apresentado em escolas, públicas e privadas como apoio às disciplinas que abordem o meio ambiente.

O DVD possui o “Espírito Santo Sem Lixão”, vídeo realizado pela Sedurb em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que mostra o que é um aterro sanitário, qual a maneira correta de destinar o lixo urbano produzido todos os dias nas cidades e qual o prejuízo que um lixão pode causar ao meio ambiente. O DVD contém ainda o vídeo ‘Do Rio ao Rio’, produzido pela Cesan, onde é destacada a importância do trabalho desenvolvido pela Companhia para tratar a água que utilizamos para consumo diário e ainda entender como é realizado o serviço de coleta e tratamento de esgoto.

Durante a solenidade de assinatura também haverá a posse dos presidentes e vice-presidentes do Conorte e Condoeste, eleitos durante os trabalhos da assembléia.

Além da eleição do presidente e o vice-presidente, durante as assembléias serão aprovados os estatutos; e ainda se darão a constituição das Câmaras Técnicas; a aprovação dos orçamentos e definição dos Rateios, para custear as despesas iniciais do exercício de 2009.

Estarão presentes o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, o subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb e gerente do Projeto, Carlos Roberto de Lima, além dos prefeitos representantes de cada município integrante das regiões.

Regionalização

Região Norte: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Região Doce Oeste: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Serviço:

Assembléia Geral do Conorte

Data: 27/07/09
14h – Início da Assembléia Geral
15h30 – Lançamento da Cartilha “Espírito Santo Sem Lixão”;
Assinatura de Termo de Compromisso entre a Sedurb e o Conorte;
Posse do presidente e vice-presidente eleitos.
Local: Auditório da Universidade Vale do Cricaré – Univc (antiga Faculdade de São Mateus) - Rua Venezuela, 01 – Bairro Universitário, São Mateus.

Assembléia Geral do Condoeste

Data: 29/07/09
10h – Início da Assembléia Geral
11h30 – Lançamento da Cartilha “Espírito Santo Sem Lixão”;
Assinatura de Termo de Compromisso entre a Sedurb e o Condoeste;
Posse do presidente e vice-presidente eleitos.
Local: Auditório do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear) – Rua Benjamin Costa, 105 – Bairro Marista, Colatina.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva