21/07/2009 09h14 - Atualizado em 18/08/2015 10h54

Sedurb lança cartilha do projeto ‘ES Sem Lixão’ após assembléia geral do Conorte

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) lança cartilha educativa do projeto “Espírito Santo Sem Lixão” após a realização, junto com 14 municípios da Região Norte, da primeira assembléia geral do Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da Região Norte (Conorte). O lançamento ocorre às 15h30, no auditório da UNIVC - Universidade Vale do Cricaré (antiga Faculdade de São Mateus), na sede do município.

A cartilha educativa do “Espírito Santo Sem Lixão” tem o objetivo de explicar de forma lúdica o que é e como funciona o Sistema Regional, composto por estações de transbordo, transporte e Aterro Sanitário, e traz reflexões sobre a responsabilidade que todos tem na produção de lixo, no desperdício e na escolha por atitudes que trarão benefícios ao meio ambiente e a saúde da população.

Será assinado um Termo de Compromisso entre o Governo do Estado, por meio da Sedurb e o Conorte, visando à integração de esforços para a criteriosa distribuição e divulgação da cartilha.

Os prefeitos também receberão um exemplar do DVD “Saneamento: Educação Ambiental nas escolas de ensino público”, que poderá ser utilizado em reuniões, seminários e quaisquer eventos cujo foco seja o saneamento e questões ambientais. O material também pode ser apresentado em escolas, públicas e privadas como apoio às disciplinas que abordam o meio ambiente.

O DVD possui o “Espírito Santo Sem Lixão”, vídeo realizado pela Sedurb em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que mostra o que é um aterro sanitário, qual a maneira correta de destinar o lixo urbano produzido todos os dias nas cidades e qual o prejuízo que um lixão pode causar ao meio ambiente; e o vídeo ‘Do Rio ao Rio’, produzido pela Cesan, onde são destacadas a importância do trabalho desenvolvido pela Companhia para tratar a água que utilizamos para consumo diário e ainda entender como é realizado o serviço de coleta e tratamento de esgoto.

Durante a solenidade de assinatura também haverá a posse do presidente e vice-presidente do Conorte, eleitos durante os trabalhos da assembléia.
Na assembléia geral do Conorte, que tem início às 14 horas, no mesmo local, além da eleição do presidente e o vice-presidente do Conorte, será aprovado o estatuto; e ainda se darão a constituição da Câmara Técnica e a aprovação do orçamento e definição do Rateio, para custear as despesas iniciais do exercício de 2009.

Além da presença do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, e do subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb e gerente do Projeto, Carlos Roberto de Lima, participarão o prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto, e os outros treze prefeitos dos municípios que compõem a Região Norte do Projeto.
Além de São Mateus, participarão os municípios de Ecoporanga, Mucurici, Montanha, Ponto Belo, Pedro Canário, Pinheiros, Água Doce do Norte, Boa Esperança, Conceição da Barra, Vila Pavão, Barra de São Francisco, Nova Venécia, São Mateus e Jaguaré.

Serviço:

14h – Início da Assembléia geral do Conorte
15h30 – Lançamento da Cartilha “Espírito Santo Sem Lixão”;
- Assinatura de Termo de Compromisso entre a Sedurb e o Conorte;
- Posse do presidente e vice-presidente eleitos do Conorte.

Local: UNIVC – Rua Venezuela, 01 – Bairro Universitário, São Mateus.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva