29/08/2013 12h13 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

<b>Sedurb lança Plano de Mobilidade de Cachoeiro de Itapemirim

Será lançado nesta quinta-feira (29) o Plano de Mobilidade de Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo é contribuir para melhorar o deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano de forma segura, confortável, em tempos aceitáveis, custos acessíveis, eficiência energética e impactos ambientais reduzidos, utilizando todo o sistema de mobilidade urbana.

O plano irá beneficiar seis municípios capixabas: Guarapari, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares e Colatina. A ação conta com investimento de R$ 6,7 milhões. A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi assinada em junho pelo governador Renato Casagrande, em cerimônia realizada no Palácio do Anchieta, com a participação do secretário Iranilson Casado, da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb)- responsável pelos projetos - e prefeitos dos municípios beneficiados.

A cerimônia, que será realizada no auditório do Instituto de Ensino Superior do Espírito Santo (Unes), às 19 horas, contará com a presença do subsecretário de Saneamento e Habitação, Eduardo Calhau, do prefeito do município, Carlos Casteglione, e demais autoridades.

Oficinas temáticas

Para elaboração dos planos é fundamental ouvir os moradores de cada região, por isso, nesta sexta-feira (30) e sábado (31) serão realizadas oficinas temáticas no município de Cachoeiro de Itapemirim, onde será discutido o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PlanMob).

As oficinas, que serão realizadas no auditório do Museu de Ciência e Tecnologia do município, têm como objetivo mobilizar atores locais, oferecer capacitação no tema de mobilidade e dar início ao processo participativo de planejamento, realizando a identificação de problemas relacionados à mobilidade. A intenção é transmitir informações sobre o início da execução do projeto do PlanMob do Estado do Espírito Santo.
Participam das oficinas representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da Sedurb, associações, sindicatos e da prefeitura, previamente inscritos.

Comunicação e Mkt Idurb-ES / Sedurb
Priscila Contarini