16/07/2007 16h47 - Atualizado em 18/08/2015 10h45

Sedurb lança Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (Pedeurb)

O Seminário de Lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento (Pedeurb), realizado nesta segunda-feira (16), foi apenas o primeiro passo para a elaboração do planejamento dos principais trabalhos a serem realizados pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O encontro reuniu, em Vitória, lideranças dos mais diversos segmentos políticos, econômicos e sociais, onde foram debatidos três temas de grande destaque no mundo inteiro, na maioria das vezes vistos como problemas de graves proporções. São eles o ‘Abastecimento de Água e Coleta e Tratamento de Esgotos’, a ‘Destinação Final de Resíduos Sólidos’ e a ‘Habitação de Interesse Social’.

As palestras foram proferidas por profissionais de renome como o consultor do Banco Mundial para a América Latina, Marcos Thadeu Abicalil, o professor de pós-graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Florindo dos Santos Braga, e o professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Sérgio Azevedo, seguidas de um intenso debate junto a lideranças comunitárias, representantes de 32 cidades capixabas e órgãos públicos.

Os palestrantes apresentaram os grandes problemas existentes nas áreas de saneamento, habitação e destinação de resíduos sólidos, destacando também suas opiniões sobre os métodos existentes e, de forma cautelosa, sugerindo soluções. O material exposto durante o seminário será de grande importância para o desenvolvimento de políticas públicas, integrando o Poder Público, a sociedade civil organizada e a iniciativa privada, que virão a compor o Pedeurb.

Segundo o secretário Rodrigo Chamoun, a partir do seminário será feito um diagnóstico e a elaboração de uma agenda de discussões com as partes interessadas, para que, finalmente, sejam traçados os planos de ação da Sedurb. “Agora, temos mais subsídios para estruturar o nosso plano e traçar as estratégias para a solução dos diversos problemas existentes nessas áreas”, destacou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedurb
Karlla Hoffmann
3223.9103 / 8123.5778
karlla.hoffmann@sedurb.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard