23/01/2014 14h11 - Atualizado em 18/08/2015 14h11

Sedurb mantém ajuda aos municípios atingidos pelas chuvas no ES

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), tem mantido o envio de ajuda aos municípios afetados pelas chuvas que atingiram o Estado em dezembro de 2013. Diversas regiões capixabas têm sido beneficiadas com o envio de máquinas e equipamentos, ao todo 22 cidades já foram atendidas.

Até o momento foram disponibilizados 163 máquinas e equipamentos, entre caminhão basculante, pá carregadeira e retro escavadeira, beneficiando os municípios de Barra de São Francisco, Rio Bananal, Colatina, Linhares, São Domingos do Norte, Água Doce do Norte, Piúma, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Ibatiba, Baixo Guandu, Itaguaçu, Vargem Alta, Ibiraçu, São Gabriel da Palha, Santa Teresa, Águia Branca, Itarana, João Neiva, Guaçuí, Marilândia, Vila Velha, Viana, Cariacica e Serra. O objetivo é minimizar os impactos das chuvas e oferecer apoio às prefeituras na desobstrução de vias e canais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras de Cariacica, um dos municípios atendidos, o trabalho feito com ajuda dos equipamentos enviados pelo Estado, resultou em 500 toneladas de resíduo retirado, com 33 vias atendidas diretamente. Ainda de acordo com a Secretaria, a situação no município está normalizada.

Apesar de ter cessado o período de chuvas, alguns municípios ainda estão em fase de recuperação, por isso, a Sedurb, continua disponibilizando alguns equipamentos para ajudar na reconstrução dessas cidades. Nos últimos dias, mais dois municípios foram beneficiados com a entrega de equipamentos, sendo eles: Santa Teresa e Águia Branca.

Outra região bastante afetada foi Pontal do Ipiranga, em Linhares. Para o secretário de Obras, Amilck Costa, a ajuda prestada pela Sedurb já gerou bons resultados. “Com os equipamentos disponibilizados já conseguimos fazer a desobstrução de importantes vias no município e estamos trabalhando para amenizar todos esses estragos”, frisou Amilck.

Limpeza e Desobstrução de canais

Desenvolvido desde março de 2013, o Programa de Limpeza e Desobstrução de Canais, conta com investimento total R$ 5.303.807,00, sendo R$ 2.309.252,00 para intervenções nos municípios do interior e R$ 2.997.282,00 destinada à Região Metropolitana, por meio de assinatura dos termos de cooperação técnica com as prefeituras, visando à prestação de serviços com a disponibilização de equipamentos pesados, assim como apoio técnico e operacional para limpeza e desobstrução de canais nos municípios.

A ação, desenvolvida pela Sedurb em parceria com os municípios, já resultou no desassoreamento de diversos canais. Já foram beneficiados os municípios de Vila Velha, Cariacica, Serra, Marechal Floriano e Fundão. Também contam com a ação, os municípios de Viana, Guarapari, Domingos Martins, Marechal Floriano, Ibatiba, São José do Calçado, Guaçuí, Piúma, Marilândia, Aracruz, Itarana, Ibiraçu, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini