24/03/2009 11h03 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Sedurb ministra palestras em evento promovido pelo Comdevit

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) estará presente na programação das Oficinas de Integração de Políticas Públicas que serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), nestas terça, quarta e quinta-feira (24, 25 e 26), no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Ponta Formosa, Vitória.

O objetivo do evento é mostrar aos prefeitos, secretários municipais, coordenadores e técnicos das prefeituras da Região Metropolitana os projetos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado nas áreas de habitação, saneamento, melhorias urbanas, ação social, segurança pública e educação.

No primeiro dia, o subsecretário de Saneamento e Habitação da Sedurb, Eduardo Loureiro Calhau, irá apresentar, às 11h30, palestra sobre o programa habitacional do Governo do Estado, “Nossa Casa”, realizado por meio da Sedurb e da Companhia de Urbanização e Habitação do Espírito Santo (Cohab-ES).

Ele também irá mostrar as ações e investimentos promovidos em parceria com os municípios capixabas por meio de convênios, que estão viabilizando obras de drenagem, pavimentação, reurbanização, esgotamento sanitário, construção de galeria pluvial e de muro de contenção, reforma de praça, construção de pontes e escadaria, dentre outras. Nos anos de 2007 e 2008, essas atividades já somaram mais de R$ 100 milhões em investimentos.

O setor de saneamento será apresentado nesta quarta-feira (25), a partir das 9 horas, quando o projeto “Espírito Santo sem Lixão”, os convênios para realização de obras de saneamento básico para localidades de pequeno porte e o programa “Águas Limpas” serão conhecidos pelos participantes.

Os dois primeiros temas serão abordados pelo secretário de Programas Urbanos da Sedurb, Carlos Roberto de Lima. O “Águas Limpas” será mostrado pelo diretor de Operação do Interior da Companhia Espírito Santense de Saneamento, Carlos Fernando Martinelli.

Os temas abordados nas oficinas são Desenvolvimento Urbano e Econômico / Mobilidade, Uso e Ocupação do Solo; Saúde e Meio Ambiente / Saneamento; e Desenvolvimento e Ação Social / Segurança Pública e Educação. Durante o evento serão apresentados também os projetos nas áreas citadas, desenvolvidos pelas prefeituras de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva