16/11/2010 06h07 - Atualizado em 18/08/2015 11h05

<b>Sedurb participa da Feira do Verde com o ES sem Lixão e apresenta ações na área de infraestrutura hídrica</b>

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) marcará presença mais uma vez na Feira do Verde, que acontece entre os dias 16 e 21 de novembro, na Praça do Papa. No estande que ficará ao lado do que será montado pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), serão apresentados o projeto “Espírito Santo sem Lixão” e as ações propostas e desenvolvidas pela subsecretaria de Infraestrutura Hídrica da Sedurb.

Já na sua 21ª edição, a Feira do Verde, este ano, apresenta o tema ‘Ciência e Tecnologia: instrumentos para um mundo sustentável. A Sedurb participará levando informações sobre o “Espírito Santo sem Lixão”. O projeto lançado em 2008 pelo Governo do Estado tem como principal objetivo resolver um problema que atinge a todo o País: a destinação incorreta do lixo urbano que, depositado em locais impróprios, pode causar danos ao meio ambiente e prejuízos a saúde.

As atividades e competências da Sedurb, a partir da criação da Subsecretaria de Infraestrutura Hídrica (Subinfra), também ganharam importantes dimensões. A nova estrutura, desde a sua instalação, desenvolve ações com o objetivo de integrar-se aos programas do Governo do Estado já existentes ou ainda em elaboração. A Subinfra trabalha no sentido de buscar soluções para viabilizar planos, projetos e obras de infraestrutura hídrica em resposta aos desafios promovidos pelas ocorrências associadas às mudanças climáticas, como as secas e as cheias, que geram conflitos, prejuízos econômicos e danos socioambientais.

Estande

A Sedurb irá distribuir sacolas-chaveiro - um modelo de sacola retornável, prático e compacto com material de vida útil prolongada, que tem como principal finalidade a substituição de sacolas plásticas, incentivando e sensibilizando as pessoas a uma mudança de comportamento a partir de alternativas que gerem menor produção de lixo. Folderes de apresentação da Sedurb e das atividades da Subinfra também serão entregues ao público.

A Sedurb entregará brindes e material informativo aos visitantes.

No estande, os visitantes também terão acesso a um vídeo que mostra com detalhes toda a operação do Sistema Regional para Destinação Final Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos do projeto Espírito Santo sem Lixão, desde a coleta do lixo pelos municípios até o seu envio às estações de transbordo, de onde os resíduos serão levados para os aterros sanitários regionais. O vídeo foi produzido com ilustrações animadas, possui dois minutos, é didático, com linguagem simples e de fácil compreensão. Folder, cartilha e marcador de livro com informações do projeto também serão distribuídos.

Assessoria de Comunicação Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani