Sedurb participa da Feira do Verde com o projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’
A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) fará parte pela primeira vez da Feira do Verde, com o projeto “Espírito Santo sem Lixão”. A participação será no estande interativo do Governo do Estado, “Espírito Santo Sustentável: Desenvolvimento com Respeito ao Meio Ambiente”.
O Governo Estadual montou espaços cenográficos especiais para a XX Feira do Verde, que será realizada entre os dias 10 e 15 de novembro, na Praça do Papa, em Vitória. O estande terá atividades lúdicas com cenários diversificados e experiências sensoriais para o público.
No estande alusivo ao “Espírito Santo sem Lixão”, os visitantes conhecerão o funcionamento dos Sistemas Regionais para Destinação Final Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), que serão compostos por estações de transbordo, transporte e aterros sanitários regionais.
Estes sistemas serão implantados nas regiões Norte, Doce Oeste e Sul do Espírito Santo compostas por 59 municípios. As outras cidades integrantes das regiões Metropolitana e Doce Leste do Estado já possuem solução tecnicamente viável e destinam seus RSU para aterros sanitários privados. Já os municípios de Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim decidiram não aderir ao projeto.
No espaço da Sedurb, será exibido um vídeo de 2,5 minutos mostrando todo o funcionamento do Sistema Regional a partir da coleta do lixo em cada município. Os visitantes receberão ainda uma cartilha educativa que, além de passar as informações do vídeo, ainda traz reflexões com uma abordagem lúdica sobre a responsabilidade que todos possuem na produção de lixo, no desperdício e na escolha por atitudes que trarão benefícios ao meio ambiente e à saúde de toda a população.
Os personagens foram criados pelo ilustrador Zota Coelho. Quem passar pela Feira também terá a oportunidade de conhecer o VT que está sendo veiculado nas regiões Norte e Noroeste do Estado, de 45 segundos, com os mesmos personagens da cartilha. O vídeo cria um ambiente no qual um urubu feito em animação 3D se mostra infeliz com a erradicação dos lixões capixabas e dialoga com um personagem interpretado por um ator capixaba, que explica os benefícios de um aterro sanitário.
O tema da Feira este ano é “Bacias Hidrográficas: O Reino das Águas”. Poluição dos recursos hídricos e do lençol freático são apenas dois exemplos dos prejuízos causados ao meio ambiente com a destinação do lixo em lixões, isso é, depósitos de lixo a céu aberto. Após a implantação dos Sistemas Regionais prevista para o fim de 2010, os municípios deverão acabar com todos os lixões existentes em território capixaba e recuperar essas áreas degradadas.
Além da Sedurb, o estande do Governo do Estado, com 398 metros quadrados, será representado pelas secretarias de Meio Ambiente (Seama), de Educação (Sedu), da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), além da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), do Instituto Capixaba de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo S.A. (Ceasa) e da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).
O conceito propõe ao público esclarecimentos sobre atitudes que poderão contribuir para a preservação ou melhoria da qualidade do meio ambiente, mostrando o certo e o errado. Ao entrar no estande, os visitantes percorrerão uma área insustentável, representada por um rio com garrafas PET boiando, áreas desmatadas e queimadas, além de lixos espalhados indevidamente.
Após conhecer a forma errada e prejudicial de lidar com o meio ambiente, o público será conduzido a uma sala de cinema, para a exibição de um vídeo sobre conservação do meio ambiente. Em seguida, conhecerão a área sustentável, com matas, córregos, rios e nascentes preservadas, com informações sobre cada um dos projetos e investimentos do Governo Estadual, por meio dos seus órgãos e secretarias.
O Projeto “ES sem Lixão”, lançado em fevereiro de 2008, irá implantar infraestrutura para a destinação final adequada de 100% dos resíduos sólidos urbanos, dos municípios integrantes das regiões Norte, Doce Oeste e Sul do Estado. O Governo do Estado, por meio da Sedurb, irá investir cerca de R$ 50 milhões para viabilizar a implantação dos Sistemas Regionais, compostos por estações de transbordo, logística de transportes, e aterro sanitário regional.
A gestão e a regulação dos sistemas serão feitas por meio de Consórcios Públicos Regionais, constituídos pelo Estado e municípios. Esses sistemas serão construídos com os recursos estaduais e operados em regime de concessão, por empresas especializadas.
O Projeto coloca o Espírito Santo como pioneiro na solução correta de 100% do RSU produzido. Com a implantação dos Sistemas nos 59 municípios que compõem as três regiões, mais de mil toneladas/dia deixarão de ir para os 102 lixões existentes em território capixaba. Em contrapartida os municípios deverão erradicar esses lixões e recuperar as áreas degradadas por eles.
Uma empresa especializada, contratada por meio de licitação pela Sedurb, já está desenvolvendo os trabalhos de campo, com o objetivo de identificar as áreas onde deverão ser construídos os aterros sanitários regionais e as estações de transbordo e desenvolver os projetos executivos.
Regionalização
Região Norte: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.
Região Doce Oeste: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.
Região Sul: Marataízes, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Ibatiba, Iúna, Dores do Rio Preto, Vargem Alta, Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul, Piúma, Itapemirim, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Muqui, Apiacá, Brejetuba, Irupi, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Castelo, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro.
Em setembro de 2009, as regiões Litoral Sul e Sul Serrana foram unificadas e transformadas em Sul, conforme acima descrito, em função da decisão de Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim, não participarem do projeto.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135
E-mail: comunicasedurb@gmail.com