06/11/2009 08h07 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Sedurb participa de assembleias do Conorte e Condoeste nesta quinta (05)

O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Ferraz e o subsecretário de Programas Urbanos, Carlos Roberto de Lima, participaram, nesta quinta-feira (05), das assembleias gerais dos consórcios públicos para destinação final adequada de resíduos sólidos urbanos das regiões Norte e Doce Oeste (Conorte e Condoeste), em São Mateus e Colatina, respectivamente, com o objetivo de dar encaminhamento dos trabalhos do projeto “Espírito Santo Sem Lixão”.

Nos dois eventos foram realizadas a leitura e aprovação da ata da assembleia anterior; a discussão para eleger o presidente e vice-presidente dos consórcios públicos para o biênio de 2010 e 2011 (apenas Condoeste); apresentação dos trabalhos realizados por empresa especializada contratada pelo Governo por meio de licitação, relativos aos estudos ambientais e projetos executivos para a construção dos aterros sanitários regionais e estações de transbordo; entre outros assuntos.

As reuniões foram lideradas pelos prefeitos Amadeu Boroto e Leonardo Deptulsky, que presidem, respectivamente, o Conorte e Condoeste. Participaram ainda as técnicas da Vereda, Cláudia Lorenzon e Elizabeth Dell´Orto e Silva, empresa que está elaborando os estudos ambientais e projetos executivos para implantação dos Sistemas Regionais de Destinação Final Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos, que serão compostos de estações de transbordo, transporte regional e aterros sanitários regionais.

São Mateus

Durante a assembleia, ficou definido que para a eleição de presidente e vice-presidente do consórcio público seria marcada uma nova assembleia objetivando a participação de todos os prefeitos. De acordo com o Estatuto do Conorte, essa eleição deverá ser realizada até o próximo dia 15 deste mês.

Além de São Mateus, participaram prefeitos ou representantes dos municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Mucurici, Nova Venécia e Vila Pavão.

Colatina

Os prefeitos de Colatina e de Itaguaçu, Leonardo Deptulsky e Romário Bazilio, respectivamente, foram reeleitos para presidente e vice-presidente do Condoeste.

Também participaram da assembleia, os prefeitos ou representantes dos municípios de Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Itarana, Laranja da Terra, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte e São Gabriel da Palha.

Regionalização

Região Norte: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Região Doce Oeste: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Assessoria de Comunicação da Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva