13/08/2010 12h15 - Atualizado em 18/08/2015 11h04

Sedurb participa de Conferência Internacional em Fortaleza (CE)

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES), participam da 2ª Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2010), que acontece no período de 16 a 20 de agosto, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza.

Com a proposta de gerar informações para subsidiar governos e a sociedade visando melhorar a sustentabilidade econômica, ambiental e social de regiões semiáridas, o evento reunirá formuladores de políticas públicas, especialistas e membros da sociedade civil para avaliar e articular as necessidades e oportunidades dessas regiões. A expectativa é que participem cerca de duas mil pessoasde mais de 50 países.

A engenheira florestal da Subsecretaria de Infraestrutura Hídrica da Sedurb, Cláudia Teles Munaro, participará como representante da Secretaria e do Idurb-ES e como integrante do Grupo de Trabalho Interinstitucional para o Combate à Desertificação no Espírito Santo (GTI-CD/ES).

Dentre os objetivos do evento estão identificar e focalizar ações e oportunidades para um futuro melhor nas regiões áridas e semiáridas do mundo; atualizar e compartilhar experiências e conhecimentos em assuntos concernentes às regiões semiáridas e áridas nos últimos 20 anos.

Espírito Santo


O Espírito Santo possui 24 municípios que são considerados Áreas de Susceptíveis à Desertificação (ASD). De acordo com o Programa de Acão Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos efeitos da seca (PAN-Brasil), compõem as chamadas ASDs no Espírito Santo os municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Sooretama, Vila Pavão e Vila Valério. Estes municípios ocupam 16.679,69 km2, o que equivale a aproximadamente 36% do território capixaba.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), por meio do GTI-CD/ES, vem discutindo este problema de modo integrado, compartilhado e participativo com discussões e encaminhamentos que envolvem várias instituições do Governo Estadual, Federal e Municipal, instituições financeiras de fomento, organizações empresariais, instituições de ensino e da Sociedade Civil Organizada, além da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O grupo tem como metas a elaboração do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-ES).

Na última segunda-feira (09), o subsecretário de Infraestrutura Hídrica da Sedurb, Roberto Bianchi, também integrante do GTI-CD/ES, participou da II Reunião da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), em Brasília, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, quando foram aprovados vários pontos de pauta, inclusive sobre a ICID 2010.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva / Rubens Borges
3223-4254 / 9860-6135
Texto: Cynthia Silva
comunicasedurb@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard