28/07/2009 09h28 - Atualizado em 18/08/2015 10h54

Sedurb preside Assembléia do Conorte e lança cartilha do ‘Espírito Santo Sem Lixão’

Na tarde desta segunda-feira (27), a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realizou com as prefeituras que compõem a Região Norte do projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’, a Assembleia Geral do Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (Conorte).

Durante o evento, que aconteceu em São Mateus – município que será sede do Conorte – os prefeitos elegeram por unanimidade para presidente e vice-presidente do Consórcio os prefeitos de São Mateus e Montanha, Amadeu Boroto e Iracy Carvalho Machado Fernades, respectivamente. O mandato é válido para o exercício de 2009, sendo que os candidatos podem ser reeleitos para mais dois mandatos.

O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, abriu a Assembléia traçando um breve histórico sobre o ‘Espírito Santo Sem Lixão’, desde o seu lançamento, em fevereiro de 2008. “Esse é um projeto inovador. Não há, neste modelo que estamos implantando, outro igual no País. Hoje, vocês têm um equipamento importante para desenvolver um trabalho essencial para dar solução definitiva ao problema de destinação adequada do lixo produzido nesta Região”.

Em seguida, o subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb e gerente do Projeto, Carlos Roberto de Lima, conduziu o restante da Assembléia. Além da eleição, os prefeitos aprovaram o estatuto e discutiram outros assuntos inerentes aos trabalhos que serão desenvolvidos pelo Consórcio, a partir da sua formação.

Amadeu Boroto falou sobre as dificuldades de São Mateus na gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e a importância da implantação do ‘Espírito Santo Sem Lixão’ para todos os municípios da Região. “Estamos resolvendo um grande problema, que ninguém gosta de ter na porta de sua casa, que é o lixo, com um projeto que, com a iniciativa e investimento do Governo do Estado e com trabalho que desenvolveremos no Conorte, estamos apostando que dará certo”, ressaltou.

Após o término da Assembléia, o presidente e vice-presidente tomaram posse. Em seguida a Sedurb lançou a cartilha educativa do ‘Espírito Santo Sem Lixão’, que tem o objetivo de explicar de forma lúdica o que é e como funciona o Sistema Regional, composto por estações de transbordo, transporte e aterro sanitário, além de apresentar reflexões sobre a responsabilidade que todos têm na produção de lixo, no desperdício e na escolha por atitudes que representarão benefícios ao meio ambiente e à saúde da população.

Cartilha

Para a utilização do material educativo, o Governo do Estado, por meio da Sedurb assinou um Termo de Compromisso com os municípios integrantes do Conorte, visando à integração de esforços para a criteriosa distribuição e divulgação da cartilha.

Os prefeitos também receberam um exemplar do DVD “Saneamento: Educação Ambiental nas escolas de ensino público”, que poderá ser utilizado em reuniões, seminários e quaisquer eventos cujo foco seja o saneamento e questões ambientais. Tanto a cartilha quanto o DVD podem ser apresentados em escolas públicas e privadas, como forma de apoio às disciplinas que abordam o meio ambiente.

O DVD é composto pelo “Espírito Santo Sem Lixão”, vídeo realizado pela Sedurb, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que mostra o que é um aterro sanitário, qual a maneira correta de destinar o lixo urbano produzido todos os dias nas cidades e qual o prejuízo que um lixão pode causar ao meio ambiente.

Já o vídeo ‘Do Rio ao Rio’, produzido pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), destaca a importância do trabalho desenvolvido pela empresa a fim de tratar a água que utilizamos para consumo diário e ainda explica como é realizado o serviço de coleta e tratamento de esgoto.

Além dos prefeitos de São Mateus e Montanha, também estiveram presentes à Assembléia os prefeitos de Barra de São Francisco, Waldeles Cavalcanti; Boa Esperança, Romualdo Milanese; Conceição da Barra, Jorge Donati; Jaguaré, Evilázio Altoé; Nova Venécia, Wilson Venturim; Pinheiros, Antônio Carlos Machado; e Vila Pavão, Ivan Lauer; bem como os deputados estaduais Paulo Roberto Ferreira e José Eustáquio de Freitas, secretários municipais e outras autoridades locais.

Nesta quarta-feira (29), ocorrerá a Assembléia da Região Doce Oeste (Condoeste), no município de Colatina, a partir das 10 horas, no auditório do Sanear.

Regionalização:

Região Norte: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Região Doce Oeste: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Serviço:

Assembléia Geral do Condoeste

Data: 29/07/09
10h – Início da Assembléia Geral
11h30 – Lançamento da Cartilha “Espírito Santo Sem Lixão”;
Assinatura de Termo de Compromisso entre a Sedurb e o Condoeste;
Posse do presidente e vice-presidente eleitos.
Local: Auditório do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear) – Rua Benjamin Costa, 105 – Bairro Marista, Colatina.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva