30/07/2009 07h24 - Atualizado em 18/08/2015 10h54

Sedurb realiza Assembleia Geral do Condoeste

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou, nesta quarta-feira (29), a Assembléia Geral do Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (Condoeste) com os municípios integrantes da Região Doce Oeste do projeto “Espírito Santo Sem Lixão”. A reunião ocorreu no auditório do Sanear, em Colatina, município que será a sede do Consórcio Público.

O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, conduziu os trabalhos e abriu a reunião apresentando todos os passos do projeto, desde o seu lançamento em fevereiro de 2008.

Paulo Ruy Carnelli disse que “esse é um passo histórico, importante para a resolução de um assunto que é muito difícil em várias partes do mundo, e o Espírito Santo está saindo na frente para resolver essa questão”.

Após a apresentação pelo secretário, foi aprovado o Estatuto do Consórcio Público e, em seguida, por meio de uma decisão consensual foram eleitos para presidente e vice-presidente do Condoeste, os prefeitos de Colatina e Itaguaçu, Leonardo Deptulski e Romário Celso Bazilio de Souza, respectivamente. O mandato é válido para o exercício de 2009, podendo ser reeleito para mais dois mandatos.

Prefeitos dos municípios que compõem a Região Doce Oeste participaram da assembleia.

Leonardo Deptulski, prefeito de Colatina e presidente eleito do Condoeste, falou sobre a união de esforços para obter bons resultados. “Precisamos participar sempre das assembléias para discutir e definir questões importantes. É preciso participação para tomarmos decisões conjuntas e sempre com transparência”, enfatizou.

Além dos prefeitos de Colatina e Itaguaçu, estiveram presentes Wilson Berger Costa, Ângelo Antônio Corteletti, Edson Soares Benfica, Lastênio Luiz Cardoso, Asterval Antônio Altoé, Edivan Meneghel, Eduardo Alves Carneiro, Geder Camata, Luiz Pedro Schumacher, Elison Cacio Campostrini, Marcos Geraldo Guerra e Edecir Felipe, respectivamente prefeitos de Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Itarana, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Valério, e outras autoridades locais.

Lançamento da Cartilha

Após o término da Assembléia, o secretário de Saneamento lançou a cartilha do ‘Espírito Santo Sem Lixão’ para a Região Doce Oeste e assinou, com os municípios, um Termo de Compromisso visando à integração de esforços para a criteriosa distribuição e divulgação do material.

A cartilha do projeto tem o objetivo de explicar de forma lúdica o que é e como funciona o Sistema Regional, composto por estações de transbordo, transporte e Aterro Sanitário, e traz reflexões sobre a responsabilidade que todos tem na produção de lixo, no desperdício e na escolha por atitudes que trarão benefícios ao meio ambiente e a saúde da população.

Os prefeitos também receberão um exemplar do DVD “Saneamento: Educação Ambiental nas escolas de ensino público”, que poderá ser utilizado em reuniões, seminários e quaisquer eventos cujo foco seja o saneamento e questões ambientais. O material também pode ser apresentado em escolas públicas e privadas como apoio às disciplinas que abordam o meio ambiente.

O DVD possui o projeto “Espírito Santo Sem Lixão”, vídeo realizado pela Sedurb em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que mostra o que é um aterro sanitário, qual a maneira correta de destinar o lixo urbano produzido todos os dias nas cidades e qual o prejuízo que um lixão pode causar ao meio ambiente; e o vídeo ‘Do Rio ao Rio’, produzido pela Cesan, onde são destacadas a importância do trabalho desenvolvido pela Companhia para tratar a água que utilizamos para consumo diário e ainda entender como é realizado o serviço de coleta e tratamento de esgoto.

Regionalização

Região Doce Oeste: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva