20/08/2012 12h51 - Atualizado em 18/08/2015 14h05

Sedurb realiza Mutirão da Escritura em Nova Rosa da Penha

A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou no último sábado (28) o “Mutirão da Escritura” que visa à regularização fundiária. Foram disponibilizadas de forma gratuita as escrituras de imóveis e terrenos para famílias carentes, do Bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica. Essa é uma iniciativa do Programa de Regularização Fundiária, sob coordenação da (Sedurb).

Documentação
Devido à grande procura nesse primeiro mutirão do ano, a equipe do programa disponibilizou uma máquina copiadora, para adiantar o processo das pessoas, que muitas vezes não dispõe de tempo durante a semana para tirar cópia dos documentos necessários. Lembrando que, para se cadastrar, todos deveriam levar documento pessoal com foto (RG, CPF, Carteira de Motorista ou Carteira de Trabalho) e comprovante de residência (conta de água, luz, telefone ou contrato de compra e venda).



Equipe da Sedurb tirando cópia dos documentos necessários.


Requisitos
Durante o atendimento foram distribuídas fichas para preenchimento de cadastro, que durava de 10 a 15 minutos. As escrituras serão entregues gratuitamente, após 60 dias contando da data do atendimento, aos moradores que preencherem a ficha com dados socioeconômicos, comprovarem possuir renda de até três salários mínimos e apresentarem documentação de posse da residência.

Mutirão
O evento teve atendimento até às 14horas. Os cidadãos foram recebidos no pátio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Zaíra Manhães de Andrade, em frente à pracinha de Nova Rosa da Penha. Já durante o ano, de segunda-feira a sexta-feira, o atendimento é realizado no Salão Paroquial da Igreja Católica do bairro, das 14h às 16 horas.



Atendimento foi realizado na escola do bairro.


“Estamos trabalhando para proporcionar mais dignidade às famílias do bairro. Dentro as ações do Governo, o programa de Regularização Fundiária tem como objetivo ampliar o atendimento para todo o Espírito Santo, como forma de garantir mais cidadania e integrar em definitivo as pessoas ao local onde vivem”, comentou o secretário da Sedurb, Iranilson Casado.

O gerente de Habitação e Regularização Fundiária, Luiz Gonzaga Pimentel, afirmou que com a escritura, os contemplados passam a obter benefícios, por exemplo, no comércio. “Certamente com o título de propriedade em mãos, a vida da família será mais bem estruturada com relação ao acesso facilitado a linhas de crédito. Ela vai poder investir também no crescimento do imóvel, já que agora será dona e não somente detentora da posse”, concluiu.

Para a meta ser alcançada, outros eventos serão realizados. A previsão é que após Nova Rosa da Penha, o projeto “Minha Escritura” chegue ao Bairro Cidade Pomar, na Serra. Até o final do ano, o Governo pretende regularizar aproximadamente 1,6 mil residências, por intermédio da entrega de escrituras.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES

Priscila Contarini
(27) 3636-5021 / 9645-4694
priscila.contarini@sedurb.es.gov.br
comunicasedurb@gmail.com

Eduardo Soares
(27) 3636-5021 / 9645-6408
eduardo.soares@sedurb.es.gov.br
comunicasedurb@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard