24/06/2009 15h25 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Sedurb realiza reunião com interlocutores da Região Doce Oeste

Dando continuidade aos trabalhos de implantação dos consórcios públicos do projeto “Espírito Santo Sem Lixão”, técnicos da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) se reuniram, nesta terça-feira (23), com interlocutores dos municípios da Região Doce Oeste. A reunião aconteceu em Colatina e o objetivo principal foi discutir termos do Estatuto do Consórcio Público da Região Doce Oeste (Condoeste).

Os técnicos, João Roberto Gava e Rodrigo Del Fiume Zambon, esclareceram dúvidas, discutiram o contrato de rateio, para definir como os municípios irão disponibilizar as verbas e como será o custeio inicial dos consórcios. A Região Doce Oeste é composta por 16 municípios. Com exceção de São Roque do Canaã, todas as administrações municipais estavam representadas na reunião.

Além disso, foi exibido para os participantes o vídeo ‘ES Sem Lixão’, lançado na Semana Estadual do Meio Ambiente realizada pelo Governo do Estado, que integra o DVD ‘Saneamento: Educação Ambiental nas Escolas da Rede Pública’.

‘Espírito Santo sem Lixão’

O ‘Espírito Santo sem Lixão’ foi lançado em fevereiro de 2008. Seu principal objetivo é destinar corretamente os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerados no Estado e acabar com os lixões ainda existentes em território capixaba.

No Espírito Santo, um estudo realizado em 2007 pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) constatou que 26 municípios capixabas depositavam seus resíduos em três aterros sanitários licenciados privados, localizados em Aracruz, Cariacica e Vila Velha. Enquanto isso, todas as outras 52 cidades utilizam 102 lixões.

Com o projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’ mais de mil toneladas/dia de lixo urbano, terão destinação adequada, a partir da implantação dos Sistemas Regionais nas regiões.

Com a implantação dos Sistemas, também serão erradicados os lixões existentes em território capixaba e serão recuperadas as áreas degradadas, pois estas são algumas das prerrogativas a serem seguidas pelos municípios que aderiram ao projeto.

Para alcançar esse objetivo, o Governo do Estado, por meio da Sedurb, está investindo aproximadamente R$ 50 milhões até 2010. A Sedurb já contratou, por meio de licitação, empresa especializada que está desenvolvendo os estudos e projetos para implantação dos Sistemas nas quatro regiões do projeto.

Sistemas Regionais

O Espírito Santo foi dividido em seis regiões: Metropolitana, Doce Leste, Norte, Doce Oeste, Sul Serrana e Litoral Sul. As duas primeiras já contam com aterros sanitários licenciados, e já possuem oferta de solução tecnicamente viável.

Os principais elementos que nortearam tal divisão foram o total da produção de resíduos do conjunto de municípios a partir de 200 toneladas por dia (t/dia), na busca dos benefícios de escala econômica; a malha viária regional, para que o transporte dos RSU seja feito apenas por estradas pavimentadas; e a busca da melhor logística com menores custos operacionais.

Regionalização
Região Municípios
Metropolitana

Vitória, Vila Velha, Serra, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Cariacica, Domingos Martins e Marechal Floriano.

Doce Leste

Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Santa Teresa e Fundão.

Norte

Ecoporanga, Mucurici, Montanha, Ponto Belo, Pedro Canário, Pinheiros, Água Doce do Norte, Boa Esperança, Conceição da Barra, Vila Pavão, Barra de São Francisco, Nova Venécia, São Mateus e Jaguaré.

Doce Oeste

Mantenópolis, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Alto Rio Novo, Pancas, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Colatina, Marilândia, Baixo Guandu, Itaguaçu, São Roque do Canaã, Laranja da Terra, Itarana e Afonso Cláudio.

Litoral Sul

Vargem Alta, Alfredo Chaves, Guarapari, Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Muqui, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Apiacá.

Sul Serrana

Brejetuba, Ibatiba, Irupi, Iúna, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivácqua.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva