09/05/2008 12h17 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Sedurb recebe visita do secretário Nacional de Saneamento Ambiental

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Paulo Ruy Valim Carnelli, recebeu em seu gabinete, na tarde desta sexta-feira (09), a visita do secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leodegar da Cunha Tiscoski.

Durante a visita, Carnelli apresentou o ‘Espírito Santo Sem Lixão’, projeto do Governo Estadual, que tem como objetivo implantar infra-estrutura de destinação final adequada para 100% dos Resíduos Sólidos Urbanos gerados no Estado, acabando assim com os lixões e, conseqüentemente, recuperando áreas degradadas e gerando ambiente favorável para os municípios investirem em programas de redução e reaproveitamento do lixo.

O secretário demonstrou bastante interesse e entusiasmo com o projeto. “Este modelo deve ser seguido. Com o Estado estimulando, realmente fica mais fácil”, ressaltou Tiscoski, que disse que o projeto do Espírito Santo deve servir de modelo para o restante do País.

Investimento para 2009

Para a área de saneamento, Tiscoski anunciou que, para o próximo ano, em todo o Brasil, deverão ser investidos mais de dois bilhões de reais. “Esse investimento em água e esgoto será destinado aos municípios que possuam mais de 150 mil habitantes”, explicou. Além deste, o secretário disse que também está em discussão uma linha especial de investimento para cidades turísticas com até 50 mil habitantes.

Para ajudar a viabilizar estes recursos, o Espírito Santo irá contribuir com informações sobre as cidades litorâneas e de montanha com este perfil. “A visita foi positiva e o secretário saiu muito satisfeito com o desempenho do Estado na realização dos projetos”, disse Carnelli.

“Apresentamos todo o nosso processo de contratação de mão-de-obra e de compra de máquinas e equipamentos e ele pôde constatar que buscamos atender a todos os prazos estipulados pelo Ministério. É excelente essa troca de idéias, essa parceria, durante o desenvolvimento dos nossos projetos”, concluiu Carnelli.

Cynthia Silva
Assessoria de Comunicação da Sedurb