19/11/2009 15h41 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Sedurb reúne com Câmara Técnica do Conorte nesta quinta (19)

O subsecretário de Estado de Programas Urbanos da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e gerente do projeto “Espírito Santo sem Lixão”, Carlos Roberto de Lima, realizou, na tarde desta quinta–feira (19), a primeira reunião com a Câmara Técnica do Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos da Região Norte (Conorte). A reunião aconteceu o Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

Foram discutidos o papel e competências da Câmara Técnica, propostas de despesas para o exercício de 2010, além da atualização das atividades do projeto apresentada pelo subsecretário Carlos Roberto.

“A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos tem um papel muito importante no trabalho que deve ser realizado no Conorte. É a Câmara que vai acompanhar todas as atividades futuras, deliberar assuntos técnicos que o Consórcio pode fazer. Há muito potencial no que pode e deve ser desenvolvido pelos municípios a partir da competência e atribuições definidas no Estatuto do Consórcio”, explicou Carlos Roberto.

Dentre as atividades da Câmara Técnica estão: o planejamento de todas as ações de natureza administrativa do consórcio, fiscalizando a Superintendência na sua execução; propor a seleção e contratação dos serviços de assessoria contábil, jurídica, de gestão e outros serviços profissionais, quando necessários, através de pessoa jurídica, bem como deliberar sobre as respectivas rescisões contratuais, quando as mesmas não atenderem a contento aos objetivos do consórcio; entre outras.

Durante a reunião também foram ratificadas e redefinidas as escolhas para os cargos de coordenador, subcoordenador e secretário da Câmara, ocupados então por Marinéia Araújo de Novais (Montanha), Paloma Marinato Klippel (Jaguaré) e Antenor Malverdi Filho (Nova Venécia).

Também foram escolhidos Arthur Ribeiro Crauso, de Mucurici e Rondinei Alves, do município de Água Doce do Norte, para presidente e vice-presidente do Conselho Fiscal, respectivamente.

Participaram da reunião, a equipe técnica da Sedurb, integrantes do projeto “Espírito Santo sem Lixão” e representantes dos municípios de Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici e São Mateus.

Regionalização

Região Norte: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva