13/06/2008 12h50 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Sedurb reúne prefeitos da Região Sul Serrana na próxima terça (17)

Depois da Região Litoral Sul, agora é a vez dos prefeitos da Região Sul Serrana se reunirem para viabilizar a assinatura do Protocolo de Intenções visando a criação do Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), previsto no projeto “Espírito Santo sem Lixão”. A reunião com a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) será na próxima terça-feira (17), às 14h30, no Palácio da Fonte Grande.

O projeto será apresentado de maneira resumida aos prefeitos, uma vez que todos já conhecem o ”Espírito Santo sem Lixão”. Será um momento quando dúvidas poderão ser esclarecidas antes que o Protocolo de Intenções seja assinado. Fazem parte da Região Sul Serrana os municípios de Alegre, Atílio Vivácqua, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e Venda Nova do Imigrante.

O principal objetivo do projeto é destinar corretamente os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e acabar com os lixões ainda existentes em território capixaba. O Estado vai investir cerca de R$ 50 milhões até 2010 na implantação de quatro Sistemas de Destinação Final Adequada de RSU.

O “Espírito Santo sem Lixão” foi lançado em fevereiro deste ano e, no mesmo mês, o Governo se reuniu com representantes das regiões Sul Serrana, Litoral Sul, Doce Oeste e Norte para apresentação do projeto. Em março as duas últimas regiões assinaram o Protocolo de Intenções, sendo que a Região Doce Oeste, no final do mês de maio aprovou, em todos os seus 16 municípios, as leis que ratificam o Protocolo de Intenções. Na última quinta-feira (12), 11 prefeitos da Região Litoral Sul assinaram o Protocolo com o Governo do Estado.

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação da Sedurb