07/01/2010 08h40 - Atualizado em 18/08/2015 11h02

Sedurb se reúne com secretarias e órgãos do governo para discutir atuação integrada das atividades da Sub-Infra

Na tarde desta quarta-feira (06), representantes de secretarias e órgãos do Governo do Estado se reuniram para discutir a estruturação, os objetivos e a condução das atividades que deverão ser realizadas na Subsecretaria de Infraestrutura Hídrica (Sub-Infra), da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A reunião aconteceu na Sedurb, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, e foi conduzida pelo responsável pela pasta, Marcelo Ferraz.

A subsecretaria foi criada por meio da Lei Complementar nº 522, sancionada pelo governador Paulo Hartung no último dia 24 de dezembro. Serão suas atribuições propor a priorização de investimentos em obras de infraestrutura hídrica; atuar em obras em âmbito regional, em complemento às competências dos municípios, inclusive orientando-os no exercício de seu papel preventivo e corretivo em relação à correta ocupação e uso do solo, com foco na relevância de sua atuação institucional nas áreas de riscos de inundações, dentre outras.

O objetivo da criação da Subsecretaria é dar início a um processo de especialização da administração estadual em relação a um dos temas mais recorrentes e de relevância para as atuais e futuras gerações, que é a gestão de obras de infraestrutura hídrica. A partir da sua estruturação, a Subsecretaria cumprirá o papel de inventariar toda memória técnica disponível, de modo a garantir a atuação integrada e complementar do todos os órgãos e entidades estaduais que possuem ligação institucional com o tema.

Além do secretário e subsecretários da Sedurb, participaram da reunião secretários, diretores e representantes do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES), da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Secretaria Extraordinária de Gerenciamento de Projetos (Segep) e da Secretaria de Estado de Governo (SEG).

Assessoria de Comunicação da Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva