09/04/2013 10h54 - Atualizado em 18/08/2015 14h08

Sedurb sedia Seminário de Mobilização para a 5ª Conferência Estadual

Foi realizado, nesta sexta-feira (05) Seminário de Mobilização para a 5ª Conferência Estadual das Cidades no Espírito Santo. O encontro aconteceu no auditório do Palácio da Fonte Grande, em Vitória, e teve como objetivo estimular a realização da Conferência Estadual e Municipal das Cidades, de forma a prestar esclarecimentos sobre organização, participação, capacitação, sistematização e validação das etapas preparatórias.

O seminário foi dividido em duas etapas. Durante a manhã, foi realizada a cerimônia de abertura e em seguida houve a apresentação e debate da temática “A 5ª Conferência Nacional das Cidades: Mobilização e Desafios”. Na segunda parte do seminário foi abordado o tema "A 5ª conferência Nacional das Cidades e a Implementação do SNDU". O seminário contou com conselheiros de todo o estado do Espírito Santo, além de outros membros do Concidades vindos de Brasília e Pará.

O administrador Federal do Conselho das Cidades, Luiz Pimenta, veio de Brasília para participar do seminário no Espírito Santo, ele ressaltou a importância da conferência para o desenvolvimento urbano e para as cidades.

“A importância do seminário hoje, é discutir o desenvolvimento das cidades, tratando temas como saneamento básico, habitação e falar um pouco sobre o inchaço das cidades, tudo isso é de extrema importância para o desenvolvimento urbano”, afirmou Luiz.

Militante do Movimento Social há mais de 30 anos, coordenadora e idealizadora do Movimento Nacional de Luta por Moradia, Maria Clara, afirmou que o seminário traz uma oportunidade para discutir temas tão importantes como: Habitação e desenvolvimento das cidades.

“Acho importante que o seminário discuta esses assuntos, é um exercício de democracia”, pontuou Maria Clara.

O seminário trouxe para a agenda pública e política questões urbanas que sempre são tratadas apenas no âmbito local. Elas promovem a formação de redes de difusão de informações sobre a função social da cidade e da propriedade e fortalecem o Conselho das Cidades, que age como interlocutor das propostas aprovadas em plenárias, ampliando a participação popular.

Assessoria de Comunicacão - Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini/ Maria da Glória Sarmento Raibero
Tels.:3636-5021 / 3636-5002
Email:comunicasedurb@gmail.com/priscila.contarini@sedurb.es.gov.br /gloria.sarmento@sedurb.es.gov.br