10/10/2011 05h29 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Selecionados para casas em Jabaeté participam do sorteio das chaves

O Governo do Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha realizará nesta segunda-feira (10), o sorteio das 400 unidades habitacionais do Residencial Jabaeté, construídas para atender famílias de baixa renda ou que vivem em áreas de risco no município. O empreendimento faz parte do “Programa Nossa Casa” e, para sua execução, foram investidos R$ R$13.609.860,90, sendo R$ 9.286.198,02 do Tesouro Estadual e R$ 4.323.562,88 do Ministério da Integração Nacional.

A recepção à população beneficiada acontece às 15h no Ginásio de Esportes Presidente João Goulart, o “Tartarugão”, em Coqueiral de Itaparica. Inicialmente, as equipes de assistência social do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES) e da Prefeitura, farão o credenciamento dos titulares dos imóveis, que só terão acesso ao centro da quadra de esportes após serem devidamente cadastrados como moradores selecionados. Familiares e populares também podem acompanhar todo o evento, mas apenas das arquibancadas.

A dinâmica de sorteio acontece da seguinte maneira: os nomes dos beneficiados serão colocados em uma urna na presença de todos os participantes presentes. Em outro recipiente, serão inseridos os endereços das casas populares.

Na sequência, gestores da administração Estadual e Municipal envolvidos na solenidade, retiram os nomes dos futuros proprietários, que serão lidos em voz alta. Posteriormente, a pessoa em questão é convidada a se posicionar à frente da quadra.

Em seguida, o convocado se dirige à urna de endereço e faz a retirada do número da casa que irá morar. A quadra em que a residência estiver posicionada será imediatamente apresentada à população, por meio de uma planta do Residencial Jabaeté.

Para dar legitimidade e transparência ao sorteio, foram convidados representantes da Defensoria Pública do Espírito Santo, e da Ouvidoria, Controladoria e Procuradoria de Vila Velha. Para evitar possíveis tumultos, o efetivo policial dentro e nos arredores do ginásio será reforçado.

Participarão da solenidade o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Iranilson Casado, a diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES), Helena Zorzal, o prefeito Neucimar Fraga e demais representantes do poder público.

A diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal, explica que o método adotado para a realização do sorteio das casas é o mais democrático possível, já que permite ao contemplado retirar da urna o futuro endereço.

“Trata-se de um ato público importante para Governo, prefeitura e população contemplada. Teremos ali um momento democrático e transparente em que os maiores beneficiados são efetivamente as famílias. É um sorteio em que não há privilégios e entendemos que esta é a melhor forma de realizar o processo: dar o direito à pessoa de participar da seleção, por meio de sorteio do seu futuro imóvel”.

Residencial Jabaeté

O Governo do Espírito Santo em parceria com o Governo Federal, investe R$13.609.860,90 na construção de 400 unidades habitacionais no empreendimento denominado Residencial Jabaeté. As unidades estão localizadas no na Grande Terra Vermelha e serão entregues sem qualquer custo a famílias de Vila Velha de baixa renda, que residem em locais de riscos diversos ou que habitam áreas que serão desapropriadas por força de obras do Governo.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / Raoni Huapaya