02/06/2009 11h58 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Semana do Meio Ambiente: Governo do Estado fortalece Educação Ambiental

O terceiro dia de comemorações da Semana de Meio Ambiente no Estado terá como foco o fortalecimento da Educação Ambiental em todo o Espírito Santo. Em cerimônia a ser realizada no Palácio Anchieta, a partir das 15 horas desta quarta-feira (03), haverá o lançamento do vídeo “Saneamento: Educação ambiental nas escolas da rede pública” e do projeto "Transformar: formação em Educação Ambiental" para os profissionais de nível médio da rede estadual. Na ocasião, também será encaminhado à Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) um projeto de Lei da Política Estadual de Educação Ambiental.

Os vídeos elaborados pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), têm o objetivo de disseminar o tema ‘Saneamento Básico’, contando com a parceria dos professores, para fortalecer as ações em prol do saneamento e do meio ambiente, junto aos alunos das Escolas Públicas Estaduais.

O projeto Transformar prevê a formação de 897 profissionais da educação para atuarem como multiplicadores do conhecimento às suas escolas e conduzirem a pesquisa local para a produção de material didático regionalizado que deverá servir de apoio ao trabalho com Educação Ambiental nas escolas do Espírito Santo. A previsão é que o processo de formação termine em 2011, com 9 mil professores formados.

“Pretendemos transformar a realidade das salas de aula, ou seja, qualificar os professores de todas as disciplinas a trabalharem com a Educação Ambiental de forma direcionada aos seus conteúdos específicos”, explica a subgerente de projetos especiais da Secretaria de Estado da Educação, Ana Beatriz de Carvalho.

PNEA

Outro passo importante dado nesta segunda-feira (01) foi o envio à Assembleia Legislativa da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). De acordo com a secretária Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, o Projeto de Lei - construído pelas Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEA), seguirá ao legislativo estadual e poderá orientar as discussões e ações sobre os principais problemas ambientais do Espírito Santo de modo a atender as demandas de educação ambiental regionais.

Serviço:

Local: Palácio Anchieta – Salão São Tiago

Eventos:

Lançamento do vídeo “Saneamento: Educação ambiental nas escolas da rede pública”.

Lançamento do programa de formação em educação ambiental dos profissionais da rede estadual de nível médio.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
meioambiente.es@gmail.com

Cynthia Silva