01/02/2010 13h12 - Atualizado em 18/08/2015 11h02

Serra: asfaltamento chega ao distrito de Queimado e fortalece agroturismo

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), firmou parceria com o município da Serra para levar asfaltamento ao Circuito Guaranhuns de Agroturismo, que vai beneficiar moradores, comerciantes e empresários da zona rural, entre as localidades de Cascata e Queimado.

A solenidade de assinatura de ordem de serviço aconteceu neste sábado (30), às 9 horas, no sítio Recanto do Mestre Álvaro, com a participação do vice-governador e coordenador do Programa Capixaba de Investimentos e Empregos, Ricardo Ferraço, do prefeito do município, Sérgio Vidigal, além de lideranças comunitárias, deputados federais, estaduais e comunidade local.

O convênio, que vai proporcionar o asfaltamento de 13,9 km, destinou quase R$ 6 milhões para a administração municipal executar a obra na região do distrito de Queimado, que é um Sítio Histórico, com importante contribuição para a memória do Espírito Santo.

"Com o asfaltamento chegando a Queimado vamos gerar estímulo para o crescimento do agroturismo como forma de manter as condições de vida da população rural da Serra. A estrada será feita respeitando as características naturais da região, com o menor impacto ambiental", destacou o vice-governador, Ricardo Ferraço. Segundo ele, a intervenção vai contribuir ativamente para o fortalecimento das atividades turísticas e comerciais da localidade.

Sérgio Vidigal, prefeito do município, destacou que os investimentos da atual administração estão distribuídos em todo o Estado. “Este Governo não concentra o desenvolvimento apenas na Região Metropolitana, mas o leva a todas as regiões do Espírito Santo”, afirmou.

Para a empresária da região, Elana Piazarolo, os circuitos de agroturismo do município se desenvolveram muito, mas precisam dos investimentos estaduais para a consolidação da atividade. “Quando resolvi investir no ramo da alimentação, muitos não acreditaram na possibilidade de dar certo, mas hoje estamos bem estruturados e o asfalto vai passar na minha porta. Essa obra vai ser muito importante para o fortalecimento dos negócios de todos que sobrevivem do turismo rural”, destacou.

História

A localidade de Queimado já foi uma vila economicamente ativa no território serrano. Dados históricos dão conta de que em 1848, Queimado contava com uma população de 3.385 habitantes, um número que se aproxima da quantidade de habitantes da Serra e também de Vitória, à época.

O fato mais marcante da história do local foi a Insurreição do Queimado, que é considerada hoje como o maior movimento em favor da liberdade e o maior símbolo da resistência do africano à escravatura registrada no Estado. Segundo relatos históricos, em 1849, cerca de 300 escravos foram liderados por personagens como Eliziário, Chico Prego e João Monteiro, o João da Viúva – que lutaram pela liberdade dos negros –, a se rebelar contra os fazendeiros, a fim de obrigá-los a assinar cartas de alforria.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Karyna Amorim / Rodolfo Leal