24/10/2011 07h18 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Sorteadas 109 unidades habitacionais do Programa Nossa Casa em Cariacica

Uma semana após realizar a entrega da milésima unidade habitacional do Programa Nossa Casa em 2011, o Governo do Espírito Santo, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES), realizou mais um sorteio de imóveis de interesse social destinados, desta vez, a famílias carentes do município de Cariacica. O evento que definiu o novo endereço dos moradores beneficiados foi nesta sexta-feira (21), no Salão Paroquial da Igreja de São Francisco de Assis, em Porto de Santana.

Entre os selecionados, era grande a expectativa pelo momento de seleção das unidades e, na medida em que os nomes iam sendo retirados da urna, a apreensão dava lugar ao alívio e à felicidade de quem, enfim, tem uma casa nova e segura para morar.

O evento contou com a presença do secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, da diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal, de representantes da Prefeitura Municipal de Cariacica, da Defensoria Pública e de representantes da Associação da Luta pelos Sem Teto da Grande Porto de Santana.

A construção das unidades habitacionais foi viabilizada com recursos próprios do Governo do Estado. Foram investidos R$ 6.192.067,13. Além das casas, estão em fase de conclusão as construções de Estações de Tratamento de Água e Esgoto e, na mesma frente, são realizadas as obras de urbanização e pavimentação das ruas internas do residencial.

O secretário Iranilson Casado parabenizou os novos moradores e reforçou que está na torcida para que tudo dê certo para as famílias no novo imóvel. “Venho aqui feliz e satisfeito participar deste momento único para todos. Trata-se de um processo sério e transparente, onde o maior beneficiado é o morador. A partir de agora vocês irão morar em residências seguras, com sistemas de água e esgoto tratado e com energia elétrica instalada no residencial. Então, esperamos que este seja o início de uma vida nova de muito progresso para todos”.

Principais beneficiados, os moradores participaram do sorteio com muita disposição e alegria. E entre as comemorações pela conquista, ainda houve choro e gritos de emoção. “É difícil encontrar as palavras certas. São quase dez anos de luta e agora tenho minha própria casa. Atualmente moro de favor e a gente sabe que não é bom. Só tenho a agradecer a Deus pelo momento que estou vivendo agora”, comentou o auxiliar de controle, Francisco da Silva Souza.

Já Maria Madalena da Costa, lembrou que o nervosismo tomou conta dela até o momento em que seu nome foi retirado da urna. Agora, a doméstica já pensa na mudança para a casa nova. “Os nomes iam saindo e cada vez eu ia ficando mais nervosa. Na hora que leram meu nome comecei a tremer, mas fui lá sortear meu endereço. Agora quando me entregarem a chave eu me mudo de vez. Chega de viver de aluguel”, comemorou.

Sorteio

O sorteio das unidades habitacionais foi realizado da seguinte maneira: em duas urnas estavam os nomes dos selecionados – uma delas contendo idosos e deficientes. Em outra, foram colocados os endereços das casas. As autoridades presentes foram responsáveis por retirar o papel com a identidade dos contemplados, que eram chamados à frente do Salão Paroquial para sortear o local onde iriam morar.

Em seguida, a pessoa assinava um documento comprovando que havia sido selecionada e que estava de acordo com a residência sorteada. Por fim, ela recebia a Cartilha do Morador, que contém dicas de boa vizinhança e de como cuidar do imóvel.

Programa Nossa Casa

O Programa Nossa Casa atende a famílias com renda de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) ou no Programa Bolsa Família. Ainda são beneficiados moradores que residem em áreas de risco ou que foram afetados pelas chuvas.

Os recursos para construção dos imóveis são disponibilizados em diferentes modalidades: por meio da Resolução 460 (CEF); provenientes do Pró-Moradia (Governo Federal); com investimento exclusivo do Governo Estadual, ou em parceria com os municípios.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / Raoni Huapaya