03/12/2010 08h01 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

Subsecretário da Sedurb apresenta ações e atribuições da Subsecretaria de Recursos Hídricos em seminário estadual realizado na Ufes

Refletir sobre a questão hídrica capixaba e expor soluções viáveis e sustentáveis para a questão da escassez de água ou contenção dos efeitos das cheias no Estado no período de chuvas. Estes foram os principais pontos discutidos no 3º Seminário Espírito-Santense de Recursos Hídricos realizado nesta quinta-feira (01) na Ufes e conduzido pelos principais especialistas regionais no tema, entre eles o subsecretário de Infraestrutura Hídrica da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Roberto Bianchi.

No decorrer do dia, estudantes universitários e integrantes de comitês organizados pela sociedade capixaba debateram com os palestrantes e ouviram de cada um deles o que pode ser feito para evitar a perda de mananciais, bem como as atividades desempenhadas pelas entidades que fazem parte.

Em seu discurso, Bianchi explorou as ações e atribuições da Subinfra, destacou seu papel e forma de atuação, e também a participação da subsecretaria nas ações estaduais para a prevenção e combate à desertificação ou enchentes.

O subsecretário foi o quinto a palestrar e, posteriormente, compôs a mesa de debates com outros especialistas, entre eles o professor e PHD em Geografia, Gilberto Barroso; o coordenador de Saneamento Ambiental do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Aurélio Barreto; o PHD em Recursos Hídricos e professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da Ufes, Antônio Sérgio Ferreira; o presidente da Associação dos Aamigos da Bacia do Rio Itapemirim (AABRI), Paulo Cesar da Silva Torres; e o gerente de Recursos Hídricos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Robson Monteiro dos Santos.

Cada apresentação teve aproximadamente 10 minutos de duração. Nesse período de tempo, Roberto Bianchi reforçou a posição da Subinfra em trabalhar, por exemplo, na revitalização de bacias hidrográficas e desenvolver ações voltadas para a nova realidade dos cursos dos rios, alterada em decorrência da ocupação desordenada.

“Uma parcela significativa da população está na região da Grande Vitória. Temos ações voltadas para essas cidades na intenção de diminuir certos efeitos das precipitações e permitir que a água possa infiltrar no solo por que se não, em qualquer chuva, acontece uma vazão muito grande às margens das calhas. Temos que entrar ainda com algumas intervenções em infraestrutura na questão dos rios em que o regime já não é mais o mesmo, para podermos amenizar a situação. Isso envolve a construção de reservatórios de amortecimento de cheias, desassoreamento e reassentamento de pessoas”.

O projeto “Espírito Santo sem Lixão” - que prevê a destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos nas regiões que compõem os consórcios, também foi mencionado pelo subsecretário Roberto Bianchi, que reforçou seus objetivos e lembrou que o investimento deve vir acompanhado também de atitudes mais conscientes por parte da população.

“Quando falamos em esgoto doméstico existe programa de financiamento que o Estado buscou para dar andamento à questão. O “ES sem Lixão” também é um projeto que tem sustentação. Esses programas buscam priorizar os investimentos na área por intermédio de ações desenvolvidas,mas também com outras iniciativas que vêm até mesmo por parte da população”.

O seminário apresentou como pontos de discussão principais a evolução da gestão de recursos hídricos no Estado na primeira década deste século e o subsídio do planejamento para o fortalecimento da gestão integrada de recursos hídricos na próxima década (2011-2020).

Subsecretaria de Infraestrutura Hídrica (Subinfra)

Desde que foi criada, a Subinfra desenvolve ações no sentido de integrar-se aos programas do Governo do Estado já existentes ou em elaboração. É a representante da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).

Contribui para a implementação das políticas correlatas com a gestão da infraestrutura hídrica, tais como a de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, e Mudanças Climáticas. Participa ainda do planejamento e de ações estaduais para prevenção e combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca.

A Subinfra ainda conta com projetos para desassoreamento e regularização do Leito, Margens e Ampliação da Calha do Canal e Rio Marinho e da Calha do Rio Formate, abrangendo os municípios de Cariacica, Viana e Vila Velha.

A subsecretaria também é responsável pelo Plano Diretor Metropolitano de Drenagem da Região Metropolitana, atua na recuperação do Dique Jucu-Guaranhus, além de desenvolver ações voltadas ao combate à escassez de água e contenção dos efeitos das cheias no Estado.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa: Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani
3636 5021 / 9860-6135 / 9774-6543
comunicasedurb@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard