21/01/2011 12h47 - Atualizado em 04/05/2016 16h30

Técnico do Idurb-ES visita obras do Programa Nossa Casa que beneficiarão 100 famílias de Guaçuí e São José do Calçado

O técnico do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES), Paulier Vasconcelos, esteve nos municípios de Guaçuí e São José do Calçado nesta quinta-feira (20), em visita técnica às obras do Programa Nossa Casa, que contemplarão 100 famílias dessas cidades com renda de até três salários mínimos.

O investimento total feito para a execução dos serviços é de R$2.549.408.26, como resultado da parceria entre o Governo do Espírito Santo e o Governo Federal, por intermédio do financiamento de recursos pelo Programa de Atendimento Habitacional, Pró-Moradia.

Em Guaçuí, as unidades habitacionais estão sendo construídas no bairro São
Pedro pelo valor de R$ 1.369.572,51. Já em São José do Calçado, o custo do
empreendimento é de R$1.179.835,75, e as residências estão situadas no distrito de Jacá. As propriedades onde as obras acontecem foram cedidas pelas prefeituras municipais como contrapartida ao investimento realizado.

Em São José do Calçado, as obras também seguem o cronograma previsto.

“Em Guaçuí as obras estão em fase de acabamento. Falta concluir apenas alguns detalhes da parte de infraestrutura e a previsão é que a entrega dessas residências seja feita entre o final de março e o mês de abril”, ressaltou Paulier após a visita.

No outro município onde o Governo investe na melhoria da qualidade de vida da população, as obras também seguem o cronograma previsto, como lembra o técnico do Idurb-ES. “Atingimos cerca de 60% de estágio nas obras em Jacá. As construções seguem dentro do nosso planejamento, e devem ser finalizadas até o final do primeiro semestre deste ano”.

O Programa Nossa Casa tem como principal objetivo reduzir o déficit habitacional e, consequentemente, diminuir a desigualdade social no Espírito Santo. Já são quase quatro mil imóveis entregues ou em execução destinados a famílias com renda mensal de zero a três salários mínimos. O investimento total em unidades habitacionais nessas modalidades é de mais de R$ 80 milhões, sendo R$ 70,2 milhões recursos do Governo do Estado.

Desenvolvido em parceria com os municípios capixabas, o programa possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio da Resolução 460; com recursos provenientes do Pró- Moradia; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos ainda há parceria com as prefeituras.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani