20/08/2008 11h22 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

Técnicos do Banco Mundial acompanham desenvolvimento de projetos no Espírito Santo

Três técnicos do Banco Mundial estão no Estado para a realização de auditoria de inspeção, procedimento de rotina, para avaliar a sustentabilidade das ações desenvolvidas no Espírito Santo em parceria com a instituição, relacionadas à recursos hídricos. Participarão da agenda as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento (Sedes), de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). As reuniões acontecem nesta quarta (20) e quinta-feira (21).

O primeiro encontro aconteceu nesta quarta-feira (20) às 9h30, coordenado pelo secretário de Desenvolvimento e presidente do Comitê Diretivo do Projeto Águas Limpas, Guilherme Dias, acompanhado do secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, e do presidente da Cesan, Ricardo Maximiliano Goldschimidt. A equipe do Banco Mundial é composta por Ronald Parker, Elizabeth Helton e Jennifer Sara.

Os temas em pauta foram: panorama atual da economia do Estado e projeções de crescimento; projetos estruturantes e o desenvolvimento ambiental sustentável; além da própria parceria do Estado com o Banco Mundial.

Os técnicos farão, também, uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mulembá, em Vitória, coordenada pelo secretário de Saneamento, com a participação de diretores e técnicos da Cesan e do Instituto Estadual de meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).




Na parte da tarde, haverá reunião coordenada pelo secretário Paulo Ruy, para tratar da política de saneamento do Estado, estrutura legal e projetos, além da apresentação do projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’. Em seguida, junto com Sedurb, Sedes, Iema e Cesan, a reunião contará com a presença de representantes da Empresa de Águas de Cachoeiro de Itapemirim (Citagua).

Já nesta quinta-feira (21), o trabalho será coordenado pela secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre. Na ocasião serão discutidas as ações do Governo do Estado para a preservação e sustentabilidade ambiental dos recursos naturais; os objetivos de desenvolvimento do Projeto Florestas para Vida (Restauração e Conservação da Biodiversidade e dos Recursos Hídricos nas Bacias Hidrográficas dos Rios Jucu e Santa Maria da Vitória); e a política estadual de Recursos Hídricos e o planejamento das instituições para a questão dos recursos naturais no Estado.

A última reunião de trabalho terá as presenças de municípios da Grande Vitória e representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – Superintendência do Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135

Assessoria de Comunicação da Sedes
(27) 3380-2185/ 2187
Aline Diniz: (27) 9942-9537
Vagner Bissoli: (27) 9942-1137

Microrregião de Águas e Esgoto do ES (MRAE/ES)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard